Bélgica: empresas e Estado pagam cidadão para ir de bike ao trabalho

Sistema de isenção fiscal adotado na Bélgica também está chegando agora à França

Notícias
 

Fonte: Metro  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 27 de janeiro de 2012

Sistema belga chega à França

Sistema belga chega à França

créditos: Divulgação

Várias empresas belgas pagam 0,21 centavos de euro por quilômetro aos seus funcionários para que estes utilizem a bicicleta no percurso diário entre a casa e o trabalho.

O sistema é financiado de forma facultativa pelas empresas, que recebem isenções do Estado para isso. E agora o mesmo modelo será implementado na França, anunciou ontem (26) o ministro dos Transportes, Thierry Mariani. (Leia mais).

 

Segundo Mariani, esta proposta custará cerca de 20 milhões de euros ao Estado francês, considerando os 2 milhões de cidadãos que usam, regularmente, a bicicleta para irem trabalhar.

 

O sistema francês será idêntico ao belga. Mariani explicou à reportagem do jornal Metro que há, ainda, outras medidas para melhorar a mobilidade sustentável dos franceses, como modificar a norma de circulação para permitir que os ciclistas avancem o semáforo vermelho quando virarem à direita; marcar as bicicletas com um código para combater os roubos e construir mais ciclovias.

 

Com este investimento, a França poderá economizar milhões de euros (o ministro calcula uma economia de 5,6 bilhões de euros), sem falar, ele ressalta, nos benefícios proporcionados à saúde das pessoas com a limitação de gases poluentes.

 

 

Leia também:

 

França estimula empresas a adotarem bicicleta

Conheça o metrô mais limpo do mundo

Funcionários do metrô de Buenos Aires abrem catracas contra aumento de 127% do bilhete


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário