Projeto do BRT tem gerado muita polêmica em Belém

Com as obras iniciadas no último dia 16, o BRT foi o assunto mais discutido, ora pelos favoráveis à obra, ora pelos contrários

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Fonte: Diário do Pará  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2012

Obras em andamento

Obras em andamento

créditos: Thiago Araújo

 

Apesar de não terem sido citadas na mensagem do prefeito de Belém, Duciomar Costa, as obras de implantação do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) foram abordadas pela maioria das lideranças dos partidos durante a sessão solene que deu início ao ano legislativo municipal de 2012. Em viagem a Brasília, para discutir questões relacionadas a recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Duciomar não compareceu à abertura da 16ª Legislatura municipal, mas convidou os vereadores a participarem de uma reunião na próxima terça-feira, que terá como tema central o BRT.

 

Lida pelo secretário municipal de Saneamento, Edilson Ramos Pereira, a mensagem encaminhada pelo prefeito à Câmara Municipal de Belém (CMB) se deteve em destacar a forma de utilização dos recursos públicos pela prefeitura no ano passado, assim como a previsão de destinação dos recursos em 2012. “A prioridade no atendimento das necessidades de nosso povo fez com que mantivéssemos uma política de racionalidade na utilização dos recursos financeiros e controle dos gastos públicos”.

 

DISCUSSÃO

 
Com as obras iniciadas no último dia 16, o BRT foi o assunto mais discutido, ora pelos favoráveis à obra, ora pelos contrários. Já no pronunciamento do presidente da CMB, Raimundo Castro (PTB), o BRT foi destacado como uma questão que deveria ser resolvida em conjunto pela Prefeitura de Belém e pelo Governo do Estado. Após destacar os principais projetos aprovados pela casa na última legislatura, o vereador ainda citou informações publicadas na coluna do senador Jader Barbalho, publicada aos domingos pelo DIÁRIO, sobre o novo modelo de transporte coletivo.

 

“Em sua coluna, o senador Jader Barbalho já falou da importância de unir os projetos do governo e do município, então, a Câmara está pregando que o Estado e Município se unam para aplicar um projeto que só trará melhorias para a população de Belém”, disse. “Essa história de dizer que o projeto do Estado está sendo atropelado pelo BRT não é verdade. O projeto do Estado já tem 20 anos e não é iniciado”.

 

Contrário à implantação do projeto, o vereador Fernando Dourado, líder do PSB, foi um dos que questionou mais enfaticamente a implantação do BRT. Também falou sobre os números apresentados durante a mensagem do prefeito. “O prefeito declara que implantou 69 mil novos pontos de iluminação, que pavimentou 2.500 novas vias. Aqui em Belém nós não temos esse número de ruas novas. Ele disse que fez 60 quilômetros de calçadas e sabemos que calçadas nessa cidade são um problema”, destacou. “E esse BRT? Eu nunca vi na minha vida se fazer uma licitação sem fazer orçamento. Não existe recurso nenhum destinado para a aplicação desse projeto. Isso é um absurdo”.

 

“O prefeito disse na imprensa que faria o BRT em 18 meses e o edital diz que são 24 meses. O prefeito cercou a área dizendo que ia iniciar a obra e nada foi feito até agora”, afirmou o vereador Carlos Augusto Barbosa (DEM) ao também se mostrar contrário ao projeto.

 

As divergências entre os vereadores chegaram a gerar algumas discussões, principalmente entre os vereadores Fernando Dourado (PSD) e Gervásio Morgado (PR). Após o pronunciamento do líder do PSD, Gervásio passou a maior parte de seu discurso rebatendo as críticas.

 

Líder do governo, Orlando Reis (PSD) também defendeu o projeto. “Vocês vão ter uma oportunidade espetacular de perguntar ao Executivo sobre o projeto quando ele vier aqui na terça-feira”, disse, ao lembrar da presença já confirmada do prefeito à CMB. “Questionaram se a ciclovia será mantida, eu sei que vai ter ciclovia, mas venham perguntar ao prefeito na terça-feira que ele virá responder”. 

 

 

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Comentários

Laura - 23 de Maio de 2012 às 09:56 Positivo 2 Negativo 0

Eu não consigo achar informações na internet sobre o projeto BRT e ação metrópole por inteiro. Porque o terminal rodoviário não se transforma em terminal de integração e o terminal vai para outro local?

thiago - 16 de Maio de 2012 às 14:55 Positivo 1 Negativo 0

Belém possui rios navegáveis com capacidade para instalação de sistema integrado de barcos de passageiros que transportariam muito mais pessoas que qualquer onibus, em menos tempo e beneficiaria a toda região metropolitana. Pq não pensar nisso?

thiago - 16 de Maio de 2012 às 14:48 Positivo 1 Negativo 0

O BRT em Belém é um projeto obscuro, sem unanimidade ou plena aceitação por parte até dos empresários do setor. Falta ampliar o debate junto a outros setores para apurar os verdadeiros beneficios para a população.

sidcley - 21 de Abril de 2012 às 14:01 Positivo 2 Negativo 0

olha para os passageiros vai ser bom por caso da rapidez mas o transito vai ficar complicado, com quatro faixas o transito é ruim com tres faixas o transito vai ficar péssimo, então da um jeito que seja bom para o motorista e para o passageiro

alchim - 17 de Abril de 2012 às 02:52 Positivo 0 Negativo 0

O projeto brt é desenvolvimento para cidade, na questão de mobilidade.  Agora, antes de qualquer execução, é necessário q haja transparência. pois se trata de uma obra grande. O processo licitatório deve ser o mais transparente possível.

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