Belém (PA) aumenta frota do BRT para evitar superlotação

Prefeitura avalia que o maior acesso ao corredor tornará as viagens mais rápidas e menos lotadas, reduzindo assim os riscos de contágio pelo coronavírus

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 09 de março de 2021

Distanciamento nas filas dos terminais é fiscaliza

Distanciamento nas filas dos terminais é fiscalizada

créditos: João Gomes/ Comus

Diante do aumento no número de casos de covid-19 em Belém, a prefeitura ampliou a frota do BRT para evitar superlotação nos ônibus e, assim, o contágio pelo coronavírus.


Além do aumento da frota, nas filas para partida dos veículos nos terminais, há fiscalização para cumprimento do distanciamento social.

 

O plano de redução de riscos de contágio pelo vírus começou na semana passada, no terminal Maracacuera, em Icoaraci, um dos mais movimentados. A medida será válida durante o período de vigência do toque de recolher imposto pelos novos decretos municipal e estadual.

 

De acordo com a Semob, a principal mudança foi a liberação de veículos da chamada linha troncal – ônibus padrão com capacidade de fazer embarque e desembarque de passageiros nos terminais e estações do BRT – para viajar na canaleta dos articulados. Agora são 19 coletivos ao todo percorrendo o corredor Maracacuera–São Brás, sendo 14 exclusivos do BRT e mais o reforço dos cinco novos da linha troncal.

 

“A ampliação da frota no corredor BRT que resultou no aumento da frequência de viagens nos horários de pico, aliada à fiscalização realizada pela SeMOB em conjunto com a Guarda Municipal de Belém (GBEL) nos pontos finais das linhas de ônibus do Conjunto Maguari e Tenoné, impactou de forma positiva na ocupação dos veículos do Terminal Maracacuera e em outros pontos do corredor Augusto Montenegro”, afirma a superintendente da SeMob, Ana Valéria Borges.

 

A medida será válida durante o período de vigência do toque de recolher imposto pelos novos decretos municipal e estadual, mas estuda-se estendê-la durante o restante da pandemia. A SeMob avalia que o maior acesso ao corredor vai tornar as viagens mais rápidas e menos lotadas.

 

Calamidade pública

Devido ao agravamento da pandemia, a Prefeitura de Belém declarou situação de calamidade pública no município, com medidas que vigoram desde domingo (7). De acordo com dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), nesse dia a cidade já havia registrado 75.256 casos e 2.875 mortes causadas pela doença.

 

Leia também:
Teresina: Um ano sem transporte público
Tem aglomeração no transporte? App Sufoco mostra em tempo real
Quer evitar contágios? Fique em silêncio no transporte público
Transporte público no país soma 70 mil demissões
Melhorar o transporte público é corrigir desigualdades
Sistema monitora distanciamento no transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário