Quer evitar contágios? Fique em silêncio no transporte público

Em Barcelona, especialista em aerossóis atmosféricos afirma que ficar calado e com a máscara bem ajustada "reduz muitíssimo o risco de transmissão do novo coronavírus"

Notícias
 

Fonte: Agora Europa  |  Autor: Alvaro Andrade  |  Postado em: 03 de novembro de 2020

Falar alto: 50 vezes mais emissões do que de boca

Falar alto: 50 vezes mais emissões do que de boca fechada

créditos: TMB

Um novo e incomum hábito foi sugerido por uma especialista para tentar diminuir a velocidade de avanço da segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa: fazer silêncio no transporte público. 

 

Em recente entrevista à rádio RAC1, de Barcelona, María Cruz Minguillón, especialista em aerossóis atmosféricos do Instituto de Diagnóstico Ambiental e Estudos da Água, defendeu que as pessoas fiquem sem falar enquanto estiverem em deslocamento, especialmente no metrô da capital catalã, onde a circulação de ar é deficiente, segundo ela. 

 

Segunda a especialista, “ao falar ao celular, em tom de voz alto, se emite 50 vezes mais aerossóis do que de boca fechada". Para Cruz, “ficar em silêncio e com a máscara bem ajustada reduz muitíssimo o risco de contágio”.

 

Em Barcelona já é proibido permanecer em estações ou vagões sem máscara, assim como está vedado o consumo de alimentos e bebidas no transporte público. 

 

Desde o início da pandemia, o volume de passageiros no transporte público reduziu cerca de 70%, segundo a autoridade de transportes regionais (TMB). 

 

Máscara “fora da validade”

Uma pesquisa sobre o correto uso da máscara feita pelo laboratório Cofares revelou que a maioria dos espanhóis (82,5%) afirma ter clareza sobre isso e saber dos horários de reposição. Entretanto, praticamente o mesmo percentual (79,8%) admite que já se esqueceu de trocá-la ou fazer a higienização correta, no caso de reutilizáveis. 

 

Em termos gerais, o Ministério do Consumidor determina que, para garantir eficácia contra a covid-19, as máscaras descartáveis devem ser substituídas a cada quatro horas.

 

A Espanha é um dos países europeus mais afetados pela covid-19 e na semana passada impôs estado de emergência para tentar conter o aumento das infecções, com medidas como o lockdowns e toques de recolher. 

 

Leia também:
Ônibus com tecnologia antiviral entram para frota intermunicipal de SP
Brasileiro deve evitar o transporte público no pós-pandemia, diz pesquisa
"A troca de ar nos ônibus é suficiente para reduzir contágio"
Barcelona testa sistema de ventilação contra covid-19 no metrô
Bicicleta aparece como transporte mais seguro em pesquisa
A pandemia mudou sua relação com a cidade?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário