Ouça o Expresso #35: bikes, ônibus e um resumo da semana

Belém vai ser a capital da bicicleta e do transporte fluvial. A promessa é do prefeito, que recebeu uma comissão de ativistas da bicicleta e da mobilidade a pé

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de abril de 2021

Belém: bicicletas já ocupam as ruas, mas falta inf

Belém: bikes já ocupam as ruas, mas falta infraestrutura

créditos: Uirá Lourenço/Brasília para Pessoas


Ante a lotação exagerada dos ônibus e os riscos de contágio pela Covid 19, ativistas da capital paraense elaboraram um plano emergencial para que as pessoas possam deslocar-se usando bicicletas e embarcações. O prefeito Edmilson Rodrigues recebeu o plano e prometeu rápida análise. Na audiência ele também recebeu o relatório da Campanha Calçadas do Brasil 2019, elogiou o trabalho e declarou que sua equipe já está desenvolvendo um plano para renovar os passeios de Belém.


Infelizmente, em grandes capitais, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Belém, as estações, terminais e veículos do transporte coletivo continuam funcionando como grandes aglomerações de pessoas, o que é péssimo para a contenção da pandemia.


Uma boa ideia, que vem sendo posta em prática em algumas cidades do mundo, é o estimulo ao deslocamento a pé e por bicicletas, mantendo-se o distanciamento social. A proposta entregue pela comissão de organizações de Belém prevê intervenções em 25 vias da cidade e a criação de mais 100 km de ciclovias e ciclofaixas na capital paraense, além do aproveitamento do potencial de transporte fluvial da região metropolitana, incluindo os municípios de Ananindeua e Marituba.


Ouça a entrevista
com Melissa Noguchi, do coletivo ParáCiclo e os comentários do prefeito Edmilson Rodrigues...E tem mais: também falamos sobre os problemas no transporte público em Porto Velho (RO) e no Rio de Janeiro, o primeiro com falta, o segundo com excesso de passageiros em plena crise da Covid 19. 

 


Leia também:
Prefeito de Belém reafirma incentivo a ciclistas e pedestres
Porto Velho "zera" tarifa para contornar crise no transporte
BRT do Rio terá frota duplicada até setembro, promete prefeitura
Poluição e mobilidade interferem nos casos e em mortes por Covid-19
"É hora de distribuir máscaras PFF2 no transporte público"
O alto custo do estacionamento gratuito


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário