Bogotá tira 1,5 milhão de veículos da rua no "Dia sem Carro"

Na última quinta-feira (2), Bogotá, na Colômbia, vivenciou o "Dia sem Carro"

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 06 de fevereiro de 2012

Mais de 1,5 milhão de veículos não saíram às ruas

Mais de 1,5 milhão de veículos não saíram às ruas

créditos: Eitan Abramovich/ANP

Ao contrário da experiência brasileira no "Dia mundial sem Carro", a campanha reduziu visivelmente o tráfego nas ruas da cidade e melhorou os indicadores ambientais. 

 

Nesta data, o governo proíbe a circulação dos veículos para melhorar a saúde ambiental da região e ao mesmo tempo promover o transporte a pé, de bicicleta ou público. O resultado foi que a população contribuiu para que 1,5 milhão de veículos não circulassem.

 

Este já é o 12º ano consecutivo em que a campanha é realizada. Neste ano, mais de 50 mil táxis, 16 mil micro-ônibus e 270 mil motocicletas puderam sair às ruas, assim como os veículos militares, policiais, ambulâncias, bombeiros e carros fúnebres.

 

A cidade, com mais de sete milhões de habitantes, incentiva a população a usar meios alternativos de transporte, como o a rede de ônibus articulados e as bicicletas, já que o município dispõe de 360 km de ciclovias.

 

De acordo com os cálculos da prefeitura, aproximadamente 1,59 milhão de veículos privados respeitaram a proibição entre 6h30 às 19h30. Também foi detectada uma melhora nos indicadores ambientais, em comparação ao ano passado.

 

A Secretaria de Transportes de Bogotá estimou que nas cinco primeiras horas do dia o nível de ozônio caiu 19%, o dióxido de nitrogênio diminuiu 2% na comparação com o ano passado. No entanto, aumentou 22% as emissões de dióxido de enxofre e 27% em monóxido de carbono. Com informações do G1.

 

Leia também:

 

Começa a valer medida que proíbe carros no centro de Buenos Aires

Funcionários do metrô de Buenos Aires abrem catracas contra aumento de 127% do bilhete 

Metrôs do País lideram ranking dos mais caros do mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário