Rio tem esquema de transporte para quem quer curtir o Carnaval

Como já é tradição na folia carioca, o transporte público que atende a todo o estado do Rio de Janeiro terá um esquema especial de funcionamento para o Carnaval

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Silvia Pereira  |  Postado em: 15 de fevereiro de 2012

Uma das estações do Metro Rio

Uma das estações do Metro Rio

créditos: Divulgação

 

O MetrôRio terá trens circulando sem interrupção entre as 0h de sábado (18/02) e 23h de terça-feira (21/02). A Linha 2 funcionará durante toda a operação com os trens fazendo o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório, sem a necessidade de transferência. Desta forma, os foliões que forem aos desfiles na Sapucaí, ou brincar nos blocos de rua e shows do Terreirão do Samba terão muito mais facilidade e conforto em seus deslocamentos. A novidade este ano é a presença de atendentes trilíngues nas estações, que darão informações aos turistas e distribuirão um guia de blocos e pulseiras de identificação para crianças. Na quarta-feira de Cinzas (22), o MetrôRio voltará ao seu horário normal de funcionamento e reabrirá às 5h da manhã.

 

Dicas do MetrôRio para quem quer desembarcar na Sapucaí e Terreirão do Samba

 
Para quem quer curtir o desfile no Sambódramo na Marquês de Sapucaí, a melhor forma de chegar ao local dos desfiles das escolas de samba é sem dúvida é a utilização do metrô.

 

A companhia do metrô adverte que os clientes têm de ter atenção no desembarque: quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício "Balança Mais Não Cai", têm que desembarcar pela estação Central. A estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios, na avenida Presidente Vargas. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a mais indicada.

 

Blocos

 
O esquema especial do MetrôRio também procura facilitar a vida de quem vai aproveitar os principais blocos da cidade. No sábado de carnaval, para o desfile do Cordão da Bola Preta, as bilheterias da estação Cinelândia estarão fechadas. O acesso só será permitido para quem tiver o cartão Pré-Pago, cartão unitário ou RioCard. Quem tiver a necessidade de comprar o cartão, terá de embarcar na estação Carioca, onde as bilheterias estarão funcionando.

 

Já na estação Ipanema/General Osório, por conta dos desfiles dos principais blocos, os acessos praça General Osório, Jangadeiros e Sá Ferreira também terão bilheterias fechadas. O acesso indicado para quem não tiver o bilhete é o da Rua Teixeira de Melo, onde as bilheterias estarão abertas.

 

Atendimento a turistas

 
Os turistas que transitarem pelas estações Ipanema/General Osório, Botafogo, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Central e praça Onze do MetrôRio entre os dias 17 e 26/02 terão um importante apoio. Pela primeira vez, a concessionária, em parceria com a Universidade Estácio, terá 20 atendentes preparados para tirar qualquer dúvida a respeito dos itinerários e dar informações em inglês e espanhol sobre as saídas mais próximas aos eventos da cidade. A equipe também distribuirá um guia, produzido pelo MetrôRio em parceria com a Riotur, com o roteiro dos blocos que desfilam nas áreas próximas às estações. O material também será disponibilizado nos pontos de informação turística, como hotéis e restaurantes. Além do guia, os atendentes fornecerão pulseiras de identificação para crianças.

 

Funcionamento de estações

 
Durante o esquema especial do Carnaval 2012, 32 das 35 estações do MetrôRio funcionarão em tempo integral. As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã fecharão na meia-noite de sábado (18/02) e reabrirão às 05h de quarta-feira (22/02).

 

Integrações

 
No carnaval, os serviços Metrô na Superfície e Barra Expresso terão o ponto final transferido da estação Ipanema/General Osório para a estação Siqueira Campos e não funcionarão ininterruptamente, assim como as Linhas Expressas, que terão horários definidos de operação. As linhas 204 (Estácio - Rio Comprido) e 913/616 (Nova América/Del Castilho - Fundão) não estarão disponíveis e voltarão a circular na quarta-feira (22/02), a partir das 13h.

 

Desfile das Campeãs

 
O esquema especial retornará às 5h de sábado (25/02) e se estenderá até as 23h de domingo (26/02) para facilitar o deslocamento do público e dos foliões que participarão do Desfile das Campeãs, no Sambódromo. A exemplo dos quatro dias de folia, as estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã estarão fechadas neste período. Já as estações Uruguaiana e Cinelândia fecharão à meia-noite de sábado e reabrirão às 07h de domingo.

 

Serviço:


Operação Especial de Carnaval MetrôRio: Funcionamento ininterrupto das 05h de sábado (18/02) até as 23h de terça-feira (21/02). A Linha 2 operará sem transferência entre Pavuna e Ipanema/General Osório.

 

Desfile das Campeãs: O esquema se repetirá entre as 05h de sábado (25/02) e as 23h de domingo (26/02). A Linha 2 também funcionará diretamente entre Pavuna e Ipanema/General Osório.

 

Fechamento de estações: As estações Presidente Vargas, Catete e Maracanã ficarão fechadas entre a meia-noite de sábado (18/02) e as 05h de quarta-feira (22/02) e entre a meia noite de sábado (25/02) e 05h de segunda-feira (27/02). Já as estações Uruguaiana e Cinelândia não funcionarão entre a meia noite de sábado (25/02) e as 07h de domingo (26/02).

 

Integrações: O Metrô Na Superfície e o Barra Expresso, durante a operação especial, terão o ponto final transferido da Estação Ipanema/General Osório para a Estação Siqueira Campos. O horário de funcionamento será o seguinte:

 

Metrô na Superfície: 18 e 20/02 – das 05h às 23h10 nos sentidos Siqueira Campos e Botafogo e das 05h à 01h10 no sentido Gávea; 19 e 21/02 – das 07h às 22h10 nos sentidos Siqueira Campos e Botafogo e das 07h a 00h10 no sentido Gávea.

 

Barra Expresso: 18 e 20/02 – das 05h10 à meia-noite no sentido Siqueira Campos e das 05h20 à 00h40 no sentido Alvorada; 19 e 21/02, das 0710 às 22h15 no sentido Siqueira Campos e das 07h20 às 23h40 no sentido Alvorada.

 

Linhas Expressas: Funcionarão normalmente durante o Carnaval das 05h30 à meia noite (nos dias 18 e 20/02) e das 07 às 23h (nos dias 19 e 21/02). As linhas 204 (Rio Comprido - Estácio) e 913/616 (Nova América/Del Castilho – Fundão) não operarão.

 

SuperVia

Já a SuperVia informa que, visando o melhor atendimento aos passageiros no período de Carnaval, adotará o seguinte planejamento especial para circulação dos trens (com viagens extras durante a madrugada dos dias 19, 20 e 21) e funcionamento do Teleférico do Alemão:

 

Trens

 
Circularão de acordo com grade horária correspondente ao dia e que pode ser consultada na seção “Planeje sua viagem” no site www.supervia.com.br ou no SuperVia Fone, pelo número 0800 726 9494 (24 horas). Para as viagens extras, o embarque deverá ser feito na estação Central do Brasil e as demais estações estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros. Para agilizar o acesso, os foliões podem adquirir o Cartão MultiPass, com as passagens de ida e volta antecipadas. 

 

Barcas

 
A empresa Barcas S.A. opera com horários especiais somente nos dias 20 (segunda-feira) e 22 (quarta-feira de cinzas). Nos outros dias de Carnaval, a operação será normal, conforme quadro de horários disponível em www.barcas-sa.com.br. Por conta do desfile do Bloco Cordão da Bola Preta no sábado de Carnaval (18), a concessionária poderá realizar viagens extras na linha praça Araribóia-praça XV, de acordo com a demanda.

 

 

Leia também:

 

Teleférico, o pulo do gato no Rio de Janeiro 

Estrutura de túnel de manobras é remodelada para abrigar estação de metrô no Rio de Janeiro 

Rio de Janeiro: Modernidade para desafogar trens e ônibus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário