Ajude a construir o mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro

"Uma habilidade fundamental do ser urbano é ter um mapa mental minimanente completo de sua cidade..."

Notícias
 

Fonte: Transporte Ativo  |  Autor: João Lacerda  |  Postado em: 13 de março de 2012

Mapa colaborativo

Mapa colaborativo

créditos: Divulgação

Mais do que conhecer nomes de ruas e avenidas, saber navegar por elas mantendo um rumo. Cada cidadão tem seus marcos de orientação, seus trajetos e vivencia a cidade dentro da sua própria dinâmica.

 

Ciclistas tendem a vivenciar a cidade de maneira distinta, e como ainda são um grupo minoritário nas ruas brasileiras, tem uma tendência colaborativa natural. É um caminho lógico portanto que existam mapas da cidade feito por ciclistas e para ciclistas.

 

O Rio de Janeiro ainda não tem uma versão completa de rotas recomendáveis, nem tão pouco um mapa unificado que inclua todas as ciclovias e pontos de interesse do ciclista. Para corrigir essa deficiência, a Transporte Ativo buscou unificar os mapas colaborativos disponíveis na internet ao mapeamento da infraestrutura cicloviária carioca disponível em nosso site.

 

Em conversa com os desenvolvedores destes mapas, o Arlindo PereiraMarcos CavalcantiRodrigo Abreu e Zani, chegamos a conclusão que unir todas as informações em um só mapa seria maravilhoso.

 

Era hora de começar a criar um mapa unificado de consulta pública, bastaria apenas organizar os dados, criar um grupo de trabalho com os que já iniciaram seus mapas e aos poucos incluir novos colaboradores. Estabelecemos padrões, nomenclatura, simbolos e informações

 

O resultado ainda é um processo em produção e os cariocas estão convidados a participar. Basta se inscrever no grupo de discussão sobre o tema, para saber como proceder, e colocar a mão na massa. A idéia é juntar em um único mapa as melhores vias de circulação além de pontos de apoio e estacionamentos.

 

Leia também:

 

Rio de Janeiro: programa Bike Rio chega à Rocinha e São Conrado 

Risco alto para ciclistas em Petrópolis, Rio de Janeiro 

Ciclovias: Brasil ainda engatinha 

 

Veja o mapa completo aqui.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rodrigo Abreu - 03 de Abril de 2012 às 01:33 Positivo 1 Negativo 0

Para ver o mapa com filtros acesse via este endereço: http://ciclorio.ta.org.br/

Clique aqui e deixe seu comentário