SP: linha 17 do Metrô é autorizada pelo Cades

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que autorização do Cades será oficializada nesta semana

Notícias
 

Fonte: Band.com.br  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 21 de março de 2012

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckm

O governador do Estado de São Paulo, Alckmin

créditos: G1

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou nesta terça-feira que será oficializada nesta quarta-feira a autorização do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), órgão vinculado ao Executivo municipal, para que sejam iniciadas as obras do metrô da Linha 17-Ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi, na zona sul da cidade.

 

“Já tínhamos tido a licença, mas não a de instalação, que sai nesta terça-feira”, revelou Alckmin. Como parte dos investimentos em infraestrutura associados à preparação do país para os jogos da Copa do Mundo de 2014, essa nova linha será instalada pelo sistema de monotrilho elevado. Ela terá uma extensão de 17,7 quilômetros e 18 estações, com capacidade de transportar 252,4 mil usuários por dia.

 

A primeira etapa terá 8 km saindo do aeroporto e passando por trilhos elevados sobre a Avenida Roberto Marinho, antiga Águas Espraiadas, rumo ao Morumbi, com previsão de atender a 43,2 mil usuários por dia. O custo total do empreendimento foi estimado em torno de R$ 3,2 bilhões, com recursos compartilhados pelo governo do estado e pela Caixa Econômica.

 

Quando o trecho estiver pronto, os passageiros poderão fazer conexões com os ramais da Linha 1-Azul (na ligação das estações Jabaquara-Turucuvi); Linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia); Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

 

“Essa é uma surpresa muito agradável e isso nos dá margem para a assinatura da ordem de serviços”, disse o secretário estadual do Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Segundo ele, o anúncio oficial sobre o início dos trabalhos deverá ocorrer no próximo sábado, em solenidade na Estação Fradique Coutinho, do metrô.

 

Alckmin esteve nesta terça (20) no Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade, na sede da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).

 

Leia também:

 

Usuários com deficiência física reclamam de descaso no Metrô de São Paulo 

O retorno da Ciclofaixa Alphaville 

Prefeitura de SP convoca deficientes para pesquisa sobre inclusão 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Sandro Aparecido Capellari - 22 de Março de 2012 às 20:38 Positivo 0 Negativo 0

Por que para fazer a ligação do metrô Vila Prudente com a Cidade Tiradentes não se continua a ligação através do metrô? E a periferia, como fica Sr. governador? Ou o povo da periferia não vota?

Clique aqui e deixe seu comentário