Metrô ligando Congonhas ao Morumbi recebe autorização ambiental

A primeira etapa terá 8 km saindo do aeroporto e passando por trilhos elevados sobre a Avenida Roberto Marinho

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 22 de março de 2012

Projeto do metrô

Projeto do metrô

créditos: Divulgação

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou nesta terça-feira (20) que será oficializada quarta-feira (21) a autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), órgão vinculado ao Executivo municipal, para que sejam iniciadas as obras do metrô da Linha 17-Ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi, na zona sul da cidade.

 

“Já tínhamos tido a licença, mas não a de instalação, que sai amanhã [20]”, revelou Alkmin. Como parte dos investimentos em infraestrutura associados à preparação do país para os jogos da Copa do Mundo de 2014, essa nova linha será instalada pelo sistema de monotrilho elevado. Ela terá uma extensão de 17,7 quilômetros (km) e 18 estações, com capacidade de transportar 252,4 mil usuários por dia.

 

A primeira etapa terá 8 km saindo do aeroporto e passando por trilhos elevados sobre a Avenida Roberto Marinho, antiga Águas Espraiadas, rumo ao Morumbi, com previsão de atender 43,2 mil usuários por dia. O custo total do empreendimento foi estimado em torno de R$ 3,2 bilhões, com recursos compartilhados pelo governo do estado e pela Caixa Econômica.

 

Quando o trecho estiver pronto, os passageiros poderão fazer conexões com os ramais da Linha 1-Azul (na ligação das estações Jabaquara-Turucuvi); Linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia); Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

 

“Essa é uma surpresa muito agradável e isso nos dá margem para a assinatura da ordem de serviços”, disse o secretário estadual do Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes. Segundo ele, o anúncio oficial sobre o início dos trabalhos deverá ocorrer no próximo sábado (24), em solenidade na Estação Fradique Coutinho, do metrô.

 

Alckmin esteve nesta terça-feira (20) no Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade, na sede da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

 

Leia também:

 

SP: linha 17 do Metrô é autorizada pelo Cades 

SP retoma construção da Linha 4 do metrô e quer abrir 5 estações até 2013 

SP quer tecnologia espanhola para acelerar o metrô 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Phablo - 22 de Março de 2012 às 13:14 Positivo 0 Negativo 0

Os Simpsons- Marge contra o monotrilho http://www.videolog.tv/video.php?id=290325 =)

Clique aqui e deixe seu comentário