Governo federal oferece 300 bicicletas para estudantes do Ceará

Através do programa Caminhos da Escola, foram entregues ao município 300 bicicletas, o que facilitará a vida de muitos alunos

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 24 de abril de 2012

Através do programa Caminhos da Escola, foram entr

Programa Caminhos da Escola

créditos: Divulgação/Prefeitura de Uruoca

Os estudantes do município de Uruoca, a 293 km de Fortaleza, no Ceará, sempre tiveram dificuldades em ir à escola, pois o local é de difícil acesso e os ônibus não passam por lá. A solução encontrada foi beneficiá-las com bicicletas.

 

Através do programa Caminhos da Escola, foram entregues ao município 300 bicicletas, o que facilitará a vida de muitos alunos. “Se não tivesse a bicicleta eu não ia para a aula, não. Eu ficava em casa. A estrada é ruim e eu moro muito longe”, disse Fabiana Farias, 10 anos, em entrevista ao G1.

 

No caso da aluna Fabiana, o veículo foi o incentivo essencial, pois antes ela perdia aulas com frequência. A estudante mora a 16 km da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Marques Vieira. Da mesma forma que ela, mais 20 crianças usam a bicicleta escolar como transporte para chegarem à instituição.

 

Outra parte das crianças a utilizam apenas em parte do trajeto, principalmente, nas estradas de terra. Pedalam até um ponto em que passam os ônibus escolares, deixam a bike em uma casa, e seguem com o veículo da escola.

 

Segundo a técnica pedagógica Sheila Andrade, as bicicletas vêm sendo entregues desde janeiro. O número de bikes ainda não é suficiente para atender a todos que necessitam, porém, Sheila afirma que já pode ser percebida uma melhoria no número de alunos nas salas de aula. Diminuiu a evasão escolar e também o condicionamento físico dos estudantes.

 

As 300 bicicletas são financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE). Muitas ainda estão em processo de entrega, assim como o capacete de segurança. A previsão é que o município de Uruoca façam novos pedidos para atender toda a demanda da região.

 

“Desde a entrega temos notado as crianças mais bem dispostas. O percurso feito pelos ônibus está mais rápido. Antes, levávamos muito tempo para buscar cada um. Até os danos nos ônibus diminuíram”, disse Sheila.

 

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 e, além de bicicletas, são disponibilizados outros meios de transporte para estudantes. De acordo com o FNDE, todos os veículos são adequados às condições de tráfego das vias das zonas rural.

 

Leia também:

 

Aplicativo reúne informações em tempo real do trânsito no Ceará 

Obra do metrô de Sobral será paralisada 

Estado do Ceará conta com R$1,9 bi de Dilma para a Linha Leste 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário