Implementada a menos de uma semana em um importante cruzamento próximo ao Centro de Fortaleza (Rua Dona Leopoldina com a Avenida Antônio Sales), a primeira ciclofaixa inteligente da capital cearense conta com sistema de led e monitoramento por Inteligência Artificial (IA). A tecnologia foi apresentada na nova fase do Edital de Inovação Aberta em Ciclomobilidade, financiada pela Bloomberg Philanthropies junto com outras duas soluções inovadoras que agora entram na etapa de testes.
SafeLane
Batizada de SafeLane (do inglês “faixa segura”), o dispositivo inteligente de sinalização viária é um equipamento luminoso instalado no solo, em cruzamentos capaz de detectar ciclistas e alertar motoristas, com o intuito de prevenir colisões e atropelamentos. O sistema também coleta dados como horário, volume de ciclistas e velocidade, que poderão ser utilizados para nortear políticas públicas de mobilidade.
"O sistema é formado por um conjunto de câmeras que detectam quando o ciclista está passando por um determinado ponto da ciclofaixa. Ele acende aproximadamente 5 metros antes do cruzamento. As luzes servem para que o ciclista se sinta confortável de fazer essa travessia com tranquilidade", explica o CEO da Saving the World, empresa que desenvolveu o projeto com o apoio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). O videomonitoramento é controlado por inteligência artificial com apoio do Grupo de Pesquisa Rodoviário e Urbano em Mobilidade (PRUMOS) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Bonificação para ciclistas e bikes elétricas para entregadores
Outras duas iniciativas selecionadas pelo edital e que também entram em fase de testes são o aplicativo de bonificação para ciclistas, que registra deslocamentos e recompensa usuários cadastrados com Pix ou créditos no Bilhete Único (de acordo com os quilômetros pedalados) e um modelo exclusivo de bicicleta elétrica ergonomicamente projetada para entregadores de aplicativo.
Leia também:
Fortaleza pode ganhar maior ramal metroferroviário do NE
Fortaleza lança edital para levar mobilidade a área vulnerável
Fortaleza adota cartilha da mobilidade sustentável - Mobilize Brasil
Política de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Fortaleza
E que tal apoiar o Mobilize Brasil?
