Em Natal, boas calçadas só em frente ao shopping

Não acessibilidade é o pior problema, em passeios onde sobram buracos e falta iluminação. Capital do RN fica com nota 5,08 no levantamento do Mobilize Brasil

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: George Fernandes  |  Postado em: 26 de abril de 2012

Calçadão da Rua João Pessoa Centro de Natal

Calçadão da Rua João Pessoa Centro de Natal

créditos: Divulgação

Para este levantamento de calçadas, a reportagem do Mobilize mapeou as calçadas de Natal que recebem o maior fluxo de pessoas diariamente e nos fins de semana, casos de alguns pontos turísticos: praias urbanas, Forte dos Reis Magos, Rodoviária, shoppings, Centro da cidade, principal hospital público e porto.

 

Destes locais, apenas a calçada do shopping Midway Mall, localizado a dois quilômetros da Arena das Dunas (palco da Copa de 2014), goza de boa estrutura. Inaugurado em 2006, o shopping tem calçada arborizada, com projeto de paisagismo, é bem sinalizada, dotada de rampas de acessibilidade e sem obstáculos - é um exemplo a ser seguido pelo resto da cidade.

 

Infelizmente, a calçada do Midway Mall é exceção. Apesar dos avanços, principalmente no aspecto “acessibilidade”, em sua maioria as calçadas das áreas mais movimentadas de Natal estão longe de se transformarem em um “palco do viver social”, definição cunhada por Carminha Soares, expert na área de Inclusão Social pela Universidade de Salamanca, na Espanha, que defende a eliminação  as barreiras arquitetônicas.

 

Segundo ela, quando se fala em acessibilidade no Brasil a primeira coisa que vem à mente são os portadores de alguma deficiência, quando, na verdade, o tema envolve qualquer cidadão. “O direito de ir e vir das pessoas é essencial. Por isso, é tão importante manter nossas calçadas sempre num padrão aceitável”, esclarece Carminha, atualmente lotada na Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal.

 

A rodoviária de Natal, por exemplo, apresenta várias irregularidades no piso, não tem rampas de acessibilidade e a sinalização e iluminação são deficientes. Situação péssima também encontrada no Forte dos Reis Magos. Essa situação abaixou a nota geral da cidade no levantamento do Mobilize. Os dois locais tiveram, respectivamente, 3,38 e 3,88 na média geral das calçadas brasileiras avaliadas.

 

Ela diz que a intenção do governo é de deixar as calçadas, pelo menos, num padrão aceitável para o cidadão em geral. E critica a falta de uma fiscalização atuante na cidade. "Precisamos, primeiro, conscientizar a população através de campanhas educativas, orientando e informando”, completa.

 

NATAL

 

Locais avaliados:

 

Midway Shopping

Inaugurada em 2006, a calçada do shopping goza de uma boa estrutura. Arborizada, com projeto de paisagismo (ecologicamente correta), bem sinalizada, com acessibilidade, rampas, sem obstáculos (salvo os pontos de ônibus) ou buracos, é um exemplo a ser seguido pelo resto da cidade.

 

Calçadas em frente ao Hospital Walfredo Gurgel

Principal hospital público da capital do RN. Atrai milhares de pedestres todos os dias. Calçada com alguns itens de acessibilidade em mau estado de conservação. A sinalização resume-se a faixa de pedestres.

 

Porto de Natal (calçada da Codern)

Área de desembarque dos turistas que chegam em cruzeiros marítimos. Rua de acesso e calçadas pavimentadas com paralelepípedos, sem equipamentos de acessibilidade, com vários pontos de obstrução, forçando os pedestres a caminhar pela rua.

 

Rua João Pessoa (Centro)

Calçadão construído com ladrilhos hidráulicos e mosaicos de pedras, com sérios problemas de manutenção: buracos, desnivelamentos e falta de tampas nos ralos de drenagem. Além disso, a calçada é obstruída por ambulantes.

 

Praia de Ponta Negra (baixo)

Área de grande circulação de turistas. Calçadão construído com um belo mosaico de pedras "petit pavê", porém com trechos em mau estado e algumas obras de manutenção. Há algumas rampas de acessibilidade, assim como faixas de podotátil para deficientes visuais. A sinalização resume-se a faixas de pedestres.

 

Praia de Ponta Negra (alto)

Área de grande circulação de turistas. Calçadão  de mosaico de pedras "petit pavê", com piso irregular e trechos fissurados. Há algumas rampas de acessibilidade.

 

Calçadão Estrada Ponta Negra

Local de caminhadas de turistas e moradores, tem calçada construída em belo padrão de mosaico de pedras "petit pavê" em razoável estado de conservação, mas com falta de regularidade. Há rampas de acessibilidade construídas com mosaico de pedras, mas fora do padrão desejável para cadeirantes.

 

Rodoviária de Natal

Calçada de boa largura, com trechos de ladrilhos hidráulicos, paralelepípedos e piso de concreto, todos com falta de manutenção. Piso irregular, com buracos e trechos desagregados, sem rampas de acessibilidade. Sinalização e iluminação deficientes.

 

Praia do Meio/Artistas

Calçadão construído no padrão de mosaico de pedras "petit pavê" em bom estado de conservação, mas com falta de regularidade. Dificulta a circulação de cadeiras de rodas. Ausência de postes ou outros objetos que obstruam a passagem de pedestre ou cadeirante. Há rampas de acessibilidade.

 

Forte dos Reis Magos

Local de acesso de turistas. Calçada original no padrão de mosaico de pedras "petit pavê" em péssimo estado de conservação, com piso irregular, buracos e áreas desagregadas. Poucas rampas de acessibilidade.

 

Avenida Rio Branco (Centro)

Calçadão construído com ladrilhos hidráulicos e faixas de seixos rolados. Pavimento desgastado, com trechos que dificultam a circulação de cadeirantes. Calçada de boa largura, com rampas para acessibilidade.

 

REGULAMENTAÇÃO

 

- Lei municipal de Acessibilidade nº 4090/92: pioneira no país, tem como objetivo assegurar a eliminação das barreiras arquitetônicas e adaptação dos prédios, edifícios e logradouros públicos para quem tem dificuldade de locomoção. "Não pegou", e uma nova lei está sendo discutida na Prefeitura de Natal com o objetivo de reestruturar, fiscalizar e estabelecer normas para todas as calçadas da cidade.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rousseaux Rocha - 27 de Abril de 2012 às 18:39 Positivo 1 Negativo 0

Existe uma empresa chamada ACESSO RN MIDIA SOCIAL, que esta acessibilizando toda a capital, criando rotas acessîveis. Sinaliza, Controi e mantem rampas de acessibilidade. Tudo com autorizaÇão da Prefeitura, e sem envolver dinheiro publico.

Clique aqui e deixe seu comentário