Mobilize lança a campanha "Calçadas do Brasil"

A partir de hoje e durante as próximas semanas, o Mobilize Brasil está em campanha nacional para a melhoria das calçadas em todas as cidades do país

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 26 de abril de 2012

Cartaz da campanha

Cartaz da campanha

créditos: Divulgação

O portal Mobilize Brasil preparou uma nova campanha para estimular a mobilidade urbana sustentável no país. Desta vez, a ação está voltada ao problema das calçadas nas cidades brasileiras. Daí, o nome "Calçadas do Brasil".

 

Alguns pensadores afirmam que se pode medir o nível de civilização de um povo pela qualidade das calçadas de suas cidades. E há quem diga que a qualidade das calçadas públicas é melhor indicador de desenvolvimento humano do que o próprio IDH.

 

Afinal, as cidades são feitas para pessoas, seres humanos que primordialmente caminham. A necessidade de calçadas de qualidade vale para jovens, adultos e também para crianças, idosos e pessoas com deficiência física, que demandam pavimentos bem nivelados, sem buracos, e dotados de rampas de acesso para cadeiras de rodas.

 

Calçadas devem ser suficientemente largas e, sempre que possível, protegidas por arborização para conforto de quem anda sob o sol. E bem iluminadas, para quem caminha à noite. E ainda, devem ser complementadas por faixas de segurança, equipamento básico para a travessia segura das ruas. Além disso, semáforos especiais, placas de sinalização e outros equipamentos de segurança podem ser necessários nas vias de maior movimento.

 

Interatividade
A participação na campanha Calçadas do Brasil será também estimulada  por meio de uma ferramenta interativa disponível no http://www.mobilize.org.br/campanhas/calcadas-do-brasil/mapa.  No site, os leitores poderão atribuir notas às calçadas de suas cidades, incluir fotos e comentários. "O objetivo é construir um mapa da qualidade das calçadas em todo o país", explica Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil.

 

Levantamento de calçadas
Para o lançamento, a equipe do Mobilize preparou um levantamento sobre a situação das calçadas em pontos-chave de algumas capitais do Brasil: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e Manaus.

 

Coordenador do levantamento, Marcos de Sousa explica que calçadas de boa qualidade são um equipamento fundamental para a mobilidade urbana sustentável. Dados do IBGE (2010) mostram que no Brasil cerca de 30% das viagens cotidianas são realizadas a pé, principalmente em função do alto custo do transporte público. “Além da importância para o transporte, as calçadas funcionam também como um sensor da qualidade de urbanização de uma cidade.”, diz.

 

No levantamento foram observados os seguintes itens, atribuindo-se notas de zero a dez para cada um deles: irregularidades no piso, largura mínima de 1,20 m, conforme norma ABNT, degraus que dificultam a circulação, outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais, entulhos etc, existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada da calçada, sinalização para pedestres, paisagismo para proteção e conforto.

 

Outros indicadores de conforto para o pedestre, como o nível de ruído e a poluição atmosférica, não foram considerados, pois exigiriam ferramental técnico não disponível. O levantamento procurou coletar dados observáveis por qualquer pessoa que caminhe pelo o ambiente urbano. Assim, o mesmo formulário usado pela equipe do Mobilize Brasil estará disponível para o público, que poderá avaliar as calçadas de outras cidades e publicar os resultados no portal: www.mobilize.org.br.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário