Divulgados editais de licitação para mais seis obras em Curitiba

Investimentos giram em torno de R$ 40 milhões

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 10 de maio de 2012

Ilustração do projeto da rua Enette Dubard.

Ilustração do projeto da rua Enette Dubard.

créditos: Divulgação

 

A Prefeitura de Curitiba publicou nesta quinta-feira (10), os editais de licitação para execução de mais seis grandes obras viárias do programa de Renovação Urbana. O programa financiado pelo Governo do Estado tem investimento de R$ 40 milhões. No pacote estão as revitalizações da Avenida Salgado Filho, das ruas Enette Dubard, Raul Pompéia e Carlos Klemtz, trecho da Avenida Manoel Ribas e o prolongamento do binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, no bairro Cristo Rei, na Linha Verde Norte. No total serão mais 10,5 quilômetros de pavimentação.

 

Entre as obras estão recuperação, melhoria e ampliação de todo pavimento das ruas e avenidas, drenagem, novas ciclovias, construção de calçadas, implantação de iluminação especial, paisagismo e outros benefícios. Todas as vias objetos das licitações terão o mesmo padrão do Anel Viário Central.

 

“A forte parceria que temos com o Governo do Estado vai, mais uma vez, beneficiar vários bairros e a cidade em geral, pois estas obras trarão mais fluidez, segurança, estimular a circulação de pedestres, além de deixar Curitiba mais bonita”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

 

No dia 13 de junho, serão feitas as entregas dos envelopes de propostas de preço e de habilitação para as licitações das ruas Raul Pompéia, Carlos Klemtz, Manoel Ribas e Enette Dubard e da Avenida Senador Salgado Filho. As empresas interessadas em participar das concorrências podem adquirir os editais na Secretaria de Obras, na rua Emílio de Menezes, 450 ou pelo site www.curitiba.pr.gov.br.

 

Cajuru/Boqueirão

 

Na Avenida Salgado Filho, a obra vai desafogar uma área onde há uma forte concentração comercial e interligações de ruas, que ligam bairros das regionais Cajuru e Boqueirão. Será feita a recuperação de 2.700 metros, entre as ruas Capitão João Ribas de Oliveira e Rodolfo Bernardelli. A avenida serve como opção de tráfego para o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, além de uma ligação alternativa entre os municípios de Curitiba e de São José dos Pinhais.

 

Ao longo do trecho, a avenida terá duas faixas de circulação por sentido, com pontos de alargamento que oferecerão condições de implantar recuos para estacionamento. Paralelas as calçadas, duas faixas de ciclovia, uma por sentido, seguirá ao traçado da rua.

 

CIC/Portão

 

A Rua Raul Pompéia, entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e o Rio Barigui, terá todo seu pavimento, de 1,9 quilômetros, totalmente recuperado. Esta rua é uma das mais importantes da CIC, uma das principais ligações com os bairros Novo Mundo e Fazendinha, passando pela rua Carlos Klemtz, e formando um binário de com as ruas Vereador Elias Karam e a Pablo Picaso.

 

Neste trecho, há um comércio forte e vários conjuntos habitacionais, com grande circulação de carros e ônibus que vem do Terminal Fazendinha. Por causa do grande fluxo de veículos, acontecem pequenos congestionamentos nos horários de pico. No trecho projetado para obras circulam sete linhas de ônibus.

 

O projeto contempla três trechos de vias que vão articular melhor o trânsito na região do Terminal Fazendinha, Rua da Cidadania do Portão e outros equipamentos públicos ali existentes. O trecho de 1.200 metros abrange mais duas ruas além da Carlos Klemtz, a Pablo Picasso e Elias Karan.

 

Novo binário

 

No prolongamento do binário Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, entre a rua Engenheiro Antonio Batista Ribas e a Avenida Vitor Ferreira do Amaral, com 1.040 metros, o projeto complementa as obras das trincheiras que atualmente estão sendo executadas sob a BR 476 (Linha Verde). Quando finalizada será uma alternativa de ligação de bairros localizados ao sul e oeste da cidade com os bairros ao norte e leste.

 

O conjunto de obras na região beneficia diretamente os bairros: Água Verde, Parolin, Prado Velho, Rebouças, Jardim Botânico, Cristo Rei, Cajuru, Capão da Imbuia e Tarumã. Esta ligação oferece uma alternativa para os motoristas que atualmente demandam a Rua Maurício Fruet para acessar os Bairros do Capão da Imbuia e do Tarumã.

 

Tatuquara

 

Na Rua Enette Dubard, no trecho entre a Rua Desembargador Ernani de Abreu e a Rua Doutor Cesar Pernetta, será revitalizada numa extensão de 1.200 metros. Ela é uma importante via de ligação no bairro Tatuquara, alternativa de tráfego entre o Eixo de Integração e os novos adensamentos localizados na região sul da cidade.

 

No trecho programado para receber as obras da Prefeitura circulam as linhas de ônibus Santa Rita/CIC e Santa Rita/Pinheirinho, que transportam aproximadamente 19 mil passageiros por dia. A obra beneficiará diretamente o comércio local.

 

Eixo Oeste-Norte

 

Na Avenida Manoel Ribas, as obras serão executadas no trecho compreendido entre as Ruas Saturnino Miranda e Contorno Norte de Curitiba, totalizando extensão de 2.480 metros de melhorias viárias e de paisagismo. Está previsto a implantação de duas faixas de tráfego no sentido bairro-centro e duas faixas de tráfego no sentido contrário separadas por um canteiro central.

 

Esta obra vai se interligar ao Eixo Oeste-Norte, formado pelas ruas Toaldo Tulio e Fredolin Wolf, que dá acesso da BR-277, Rodovia do Café, à Ópera de Arame, no São Lourenço.

 

 

Leia também:

 

Metrô de Curitiba terá audiência pública no dia 15 de maio 

Calçadas de Curitiba ainda não têm acessibilidade 

Metrô de Curitiba sai amanhã com novo valor 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário