Prefeitura de SP embeleza guia, mas não conserta calçada do viaduto Grande São Paulo

À espera da reforma, os pedestres se arriscam diariamente na travessia

Notícias
 

Fonte: Folha VP  |  Autor: Rafael Gonçalo  |  Postado em: 22 de maio de 2012

Danificação no passeio perdura há anos

Danificação no passeio perdura há anos

créditos: Ale Vianna

A Prefeitura comemorou, semana passada, o balanço positivo do primeiro ano do Programa de Proteção ao Pedestre implantado em algumas vias da cidade. Mas, enquanto isso, os pedestres da região continuam correndo riscos nas calçadas esburacadas do viaduto Grande São Paulo, que liga a Vila Prudente ao Ipiranga. A Folha denuncia a situação de abandono há dois anos e apesar das reclamações, no último final de semana, a administração municipal se limitou a mandar equipes ao local para pintarem as guias no sentido centro. O fato gerou revolta nas pessoas que residem na Favela de Vila Prudente e cruzam o viaduto a pé diariamente.

 

“Quando vi os caminhões da Prefeitura no viaduto, pensei: enfim vão arrumar a calçada! Mas, só pintaram as guias! De que adianta isso? Arrumam o que é simplesmente estético e as crateras na calçada, que atrapalham o caminho de todo mundo, continuam lá. Chega a ser uma falta de respeito”, comenta a vendedora Maria Clara Antunes.

 

Quem também reclama é o morador da comunidade, José Amilton Dias Soares. “Eles passaram a noite e a madrugada de sexta e sábado no viaduto, interditaram a pista da direita para o serviço. Também achei que arrumariam as calçadas, já que a situação é vergonhosa. Mas só pintaram as guias mesmo. Quero saber se algum dia vão arrumar este passeio?”, comentou Soares.

 

À espera da reforma, os pedestres se arriscam diariamente na travessia. “Em alguns trechos, por conta dos buracos, ficamos quase no meio fio, com os carros e caminhões passando bem perto. Em dias de chuva, a situação piora”, ironiza a secretária Bruna Freitas Lopes.

 

De acordo com a nova legislação municipal, irregularidades na calçada são passiveis de multas de R$ 300 por metro linear. Resta saber se a autuação vale apenas para imóveis particulares ou se a Prefeitura vai se multar...

 

A reportagem questionou a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras sobre o caso, mas, como de costume nas matérias sobre a calçada do viaduto, até o fechamento desta edição não obteve resposta de nenhum dos órgãos.

 

Leia também:

 

Prefeitura cria censo para mapear deficientes físicos em São Paulo 

Transporte público coloca em risco vida de cadeirantes em São Paulo 

Metrô de São Paulo deveria ter trocado sistema no ano passado 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário