Virada Sustentável: destaque para a mobilidade

Mobilize selecionou as atrações que tratam mais de perto da mobilidade urbana, dentro da programação da Virada Sustentável, que acontece neste fim de semana em São Paulo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 31 de maio de 2012

Participe da Virada Sustentável neste final de sem

Participe da Virada Sustentável nos dias 2 e 3/6

créditos: Divulgação

No próximo final de semana, pelo segundo ano seguido, acontece em São Paulo a Virada Sustentável, evento cultural que apresenta cerca de 600 atrações distribuídas por mais de 120 pontos da capital.

Desde a manhã até a noite dos dias 2 e 3, sábado e domingo, será oferecida, gratuitamente, uma programação com exposições, filmes, oficinas, workshops, debates, peças e shows de música, sempre com conteúdo ligados aos temas da sustentabilidade: meio ambiente, biodiversidade, qualidade de vida e mobilidade urbana, entre outros.  

 

A seguir, uma reunião de atrações ligadas à mobilidade urbana, para que o leitor do Mobilize anote na sua agenda:

 

Dia 2/6, sábado

 

Bicicloteca, no Sesc Consolação - das 14h às 17h. 30 vagas, com inscrição na central de atendimento.

Acompanhados por um híbrido de bicicleta e biblioteca, os participantes fazem um circuito literário pelo centro de São Paulo, percorrendo ruas e praças da cidade. O objetivo é contar a história da metrópole paulistana por meio de autores consagrados.

 

Bike Rodagem - O pedalar e seus aprendizados, no Sesc Vila Mariana - 14h    

Objetivo da atividade é aprofundar os conhecimentos sobre a bicicleta, sua história e usos, e sua relação com as questões ambientais. Haverá uma oficina aberta para pequenos consertos e dicas de manutenção da bicicleta.

 

A cidade que queremos, no Sesc Bom Retiro - às 11h, com inscrição na central de atendimento

Um passeio onde o participante registra (com sua máquina fotográfica ou outro material) sua visão pessoal sobre a cultural local e as questões de planejamento e mobilidade urbana do Bom Retiro e região.

 

Crie Futuros, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) - às 12h, na área de convivência

Oficina utilizando diversas mídias e formatos (texto, vídeo, imagens, áudio) para que o público crie seus futuros desejáveis. Os resultados serão postados na plataforma digital colaborativa  www.wikifuturos.com.br, que serve de acervo e ferramenta de  interação e criação. Com Lala Deheinzelin, especialista em Economia Criativa, e Crie Futuros. 

 

Dia 3, domingo

 

Passeio Ciclístico - Intermodalidade do transporte, no Sesc Ipiranga. 20 vagas, com inscrição na central de atendimento.

O passeio de bicicletas sairá do metrô Sacomã e seguirá até o Parque do Ibirapuera. No retorno ao Sesc Ipiranga (às 12h) haverá bate-papo com a cicloativista Renata Falzoni.

 

A cidade que queremos, no Sesc Pinheiros - das 10h30 às 13h30. 25 vagas, com inscrição na central de atendimento.

Caminhada pelas ruas de Pinheiros. Baseado no projeto canadense Jane’s Walk, o projeto incentiva passeios ao ar livre, que ajudam a colocar as pessoas em contato com seu ambiente urbano e com a comunidade do seu bairro. Necessário trazer câmera fotográfica ou filmadora para registro.

 

Festival de Ideias Sustentáveis, no Centro Ruth Cardoso - das 10h-14h.

Projeto de co-criação de ideias e propostas eficientes, sobre temas como  mobilidade urbana, poluição e modos de produção alternativos. As ideias inscritas na plataforma web

circularão durante todo o ano.

 

Rádio de rua São Miguel no Ar - programa especial da Virada Sustentável 

Programa, que é sempre gravado no meio de uma feira do bairro do Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, neste domingo colocará no ar pautas sobre iniciativas sustentáveis por meio de diálogos intergeracionais. Participam Evelin Araripe, do projeto “Bicicletas na Escola”, e Inácio Pereira, arquiteto e coordenador do núcleo ArtiCulturação. Cinquenta alunos da Escola Estadual Reverendo Urbano também estarão presentes.

 

 

Leia também:

 

Com mais metrô, São Paulo pouparia vidas e recursos 

Em São Paulo, Governador autoriza compra de 22 veículos leves sobre trilhos (VLT), que ligará São Vicente à Santos 

'Minhocões' são rediscutidos no mundo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário