Projeto busca mobilidade nas ruas com soluções de TI

Seminário em São Paulo discute o andamento do Projeto Viajeo, em implantação também em outras megacidades mundiais

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 31 de maio de 2012

Sistemas inteligentes na mobilidade urbana

Sistemas inteligentes na mobilidade urbana

créditos: Divulgação

Brasil e União Europeia vêm desenvolvendo o projeto em cooperação Viajeo, para troca de informações sobre transportes em megacidades. Em fase experimental, o programa está sendo aplicado em quatro cidades - Atenas, São Paulo, Pequim e Xangai, e volta-se à organização do transporte tanto coletivo como individual - ônibus urbanos, táxis, e também automóveis, motos e caminhões.

 

O Viajeo - Projeto de Demonstrações Internacionais de Plataforma para o Planejamento de Transporte e Informações sobre Viagens é uma plataforma aberta que permite o compartilhamento e troca de informações locais, em tempo real, a partir do processamento e gerenciamento de dados de diversos serviços de mobilidade urbana. O programa tem como meta apresentar diferentes soluções baseadas nas condições de trânsito e usar a mobilidade da informação por meio do celular com aplicativos desenvolvidos para o usuário que pode atualizar as informações que acontecem nas malhas viárias.

 

A iniciativa internacional está em andamento em São Paulo desde setembro de 2009, e foi tema de um seminário anteontem (29) no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para divulgação dos resultados já consolidados. No Brasil, trabalham em parceria no projeto o IPT, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a Universidade de São Paulo (USP).

 

Durante o seminário, Vincent Blervaque, diretor de desenvolvimento da Ertico ITS Europe, entidade especializada em sistemas e serviços inteligentes de transporte, declarou: “Esperamos que os resultados finais possam oferecer benefícios como viagens mais eficientes, diminuição de impactos ambientais com um transporte mais verde e a cooperação entre diferentes autoridades do setor de transportes para trajetos mais conectados”.

 

Segundo Gino Franco, chefe da unidade de inovação da Mizar, empresa de automação que lidera a execução do projeto em São Paulo, o propósito do Viajeo é criar e demonstrar que é possível obter dados que já estão no campo e reuni-los em uma plataforma comum para ser a base da gestão do trânsito e transporte. O resultado será um banco de dados comum para a plataforma de serviços, incluindo o planejamento e organização do tráfego. “O desafio é a melhora de eficiência e segurança no trânsito”, afirma.

 

Segundo Franco, a gestão com informações em tempo real em um primeiro momento poderá resultar em um ganho de 3% no tempo de viagem, mas esse número poderá chegar a 20% quando todo o sistema de informação estiver consolidado. Na questão da segurança, a expectativa é de uma redução de 6% no número de acidentes, percentual que a princípio pode parecer baixo, mas que é expressivo frente aos totais de frota da cidade, que, por exemplo, tem cerca de seis milhões de automóveis particulares.

 

Leia também:

 

Virada Sustentável: destaque para a mobilidade 

Com mais metrô, São Paulo pouparia vidas e recursos 

Em São Paulo, Governador autoriza compra de 22 veículos leves sobre trilhos (VLT), que ligará São Vicente à Santos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário