Programa de mobilidade no Espírito Santo inclui corredores de BRT

Na Grande Vitória, o governo do ES quer implantar 32 km de corredores de ônibus, o que vai melhorar o tempo do transporte e ampliar as calçadas para uso do pedestre

Notícias
 

Fonte: Governo do Espírito Santo  |  Autor: Fórum Online de Mobilidade Urbana  |  Postado em: 20 de junho de 2012

Vista de uma das estações

Perspectiva de uma das estações de BRT

créditos: Divulgação

Um projeto de corredores exclusivos para ônibus, de tipo BRT (Bus Rapit Transit) é o modelo de transporte público que está sendo desenvolvido pelo governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

 

A implantação do BRT faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e prevê a implantação de 32km de corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória, interligando os terminais e priorizando o transporte coletivo. Uma das melhorias que abrange a ideia do projeto é o fim dos pontos de ônibus localizados nas calçadas das ruas e avenidas. Com essa mudança, a viagem dos coletivos tende a dobrar a velocidade média, passando de 12 para 25 quilômetros por hora.

 

“A retirada dos pontos vai permitir que as calçadas sejam alargadas para dar conforto e segurança aos pedestres, facilitando também a locomoção a pé, como prevê a Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana”, explica o secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

 

Os pontos serão substituídos por plataformas de embarque e desembarque, com cinco metros de largura, construídas no canteiro central das vias, cobertas e iluminadas com energia solar. As plataformas serão monitoradas por câmeras de vigilância, e contarão com um sistema de comunicação informando os horários de passagem dos ônibus, para que o tempo de espera do usuário seja sempre o menor possível.

 

Leia também:

 

Novo sistema de transporte público diminuirá 40% do tempo de viagem no ES 

BH tem 50 acidentes com ciclistas por mês

Em Belo Horizonte, BRT terá "versão light" na Av. Pedro II


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário