Mesmo com campanha, Campo Grande tem 200 atropelamentos em 2012

Alto índice de acidentes envolvendo pedestres fez Detran criar terceira fase da ação "Pedestre, eu cuido"

Notícias
 

Fonte: Campo Grande News  |  Autor: Mariana Lopes  |  Postado em: 27 de junho de 2012

Agentes do Detran distribuíram panfletos de orient

Agentes do Detran distribuíram panfletos

créditos: Mariana Lopes

De janeiro a maio deste ano, foram registrados 200 atropelamentos nas ruas de Campo Grande, dois resultando em morte. Diante desses dados, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul intensifica a campanha “Pedestre, eu cuido!”, com apelo nos terminais de ônibus da Capital.

 

De acordo com a diretora de Habilitação e Educação no Trânsito do Detran, Elizabeth Félix, esta terceira intervenção não estava no cronograma da campanha, porém, com o alto índice de acidentes envolvendo pedestres, veio a necessidade em retomar as orientações de como utilizar a faixa de segurança.

 

“Aos motoristas, orientamos que sempre deem a preferência aos pedestres, respeitem a faixa, e aos que estão a pé, o alerta é de que sempre façam o sinal com as mãos antes de fazerem a travessia, além de terem a certeza de que todos os veículos pararam, para atravessarem com o máximo de segurança”, pontua.

 

Com o panfleto que havia acabado de receber de um dos agentes do Detran, a costureira Maria Lúcia de Matos, 57 anos, concorda que falta educação no trânsito de Campo Grande. “Acho que esse tanto de atropelamentos que acontecem é culpa das duas partes, junta a falta de cuidado dos pedestres com a pressa dos motoristas, que sempre abusam da velocidade”, opina.

 

Um alerta que Elizabeth faz aos pedestres é em relação às vias com três faixas. “Está acontecendo muito de os pedestres sinalizarem a travessia, o carro da primeira fixa parar e o da terceira não ver e continuar, e acaba atropelando quem está na faixa”, pontua.

 

A diretora enfatiza ainda que, basicamente, é preciso de gentileza no trânsito. “Estamos tentando fazer uma mudança cultural e comportamental, e isso demanda tempo e perseverança”, diz Elizabeth Félix.

 

Sinalização

 

A falta de sinalização, tanto horizontal quanto vertical, nas ruas da Capital contribui para os acidentes acontecerem. Segundo Elizabeth Félix, no começo da campanha, o Detran repassou à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) R$ 220 mil para aplicar na sinalização.

 

De acordo com a diretora, a Agetran afirmou que está na fase final de licitações para iniciarem o reforço da sinalização em frente às escolas, universidades e pontos críticos de Campo Grande, onde já foi realizada a campanha, como Mercadão, Camelódromo, Belmar Fidalgo. Ela garante que, nestes locais, após a campanha diminuíram 20% os acidentes com pedestres.

 

Campanha

 

As duas primeiras etapas da campanha “Pedestre, eu cuido” reforçaram o comportamento de motoristas e pedestres, pontuando os direitos e deveres de cada lado.

 

A primeira fase teve início em novembro de 2011, ano no qual foram registrados 461 atropelamentos de pedestres, com seis mortes. A segunda fase, intensificada nas escolas públicas e privadas, aconteceu em fevereiro, no início do ano letivo.

 

A campanha, “Pedestre, eu cuido!”, é promovida por meio de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).

 

Leia também:

 

Pedestres são orientados como usar faixa corretamente e evitar acidentes 

Transporte coletivo não é só mobilidade, é inclusão social também, afirma deputado 

No Rio, obras do BRT Transoeste estão em fase de conclusão 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário