Eleitores indicam onze principais problemas de SP

Há 23 anos o transporte público e a violência são as principais queixas dos eleitores paulistanos

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Elvis Pereira e Guilherme Genestreti  |  Postado em: 02 de julho de 2012

Principal

Várias gestões, mesmos problemas

créditos: Divulgação

Seis prefeitos depois, de diferentes partidos, ambas continuam sem solução e atualmente estão, ao lado do sistema de saúde, no topo da lista de problemas.

 

A qualidade do atendimento em postos e hospitais públicos é hoje o maior motivo de insatisfação na capital. A área é apontada como o principal problema da rede de serviços municipais por 26% dos eleitores, segundo pesquisa Datafolha.

 

As entrevistas ocorreram nos dias 13 e 14 de junho com 1.077 pessoas. Foram ouvidos homens e mulheres de todas as regiões da cidade, com mais de 16 anos e que votam aqui.

 

"As respostas são espontâneas", explica o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino. "Isso mostra como a percepção de piora na saúde aumentou muito de 2008 para cá."

 

"A avaliação é significativa porque ela é constante", diz Paulino. "E, no caso da segurança, desde 2007 ela fica nesse mesmo patamar. O medo acaba sendo uma marca da cidade." O resultado, acrescenta, não costuma sofrer influência de ondas de crime, como a recente série de arrastões a restaurantes e condomínios.

 

Se por um lado as três áreas concentram a preocupação de mais da metade do eleitorado, questões tradicionais também aparecem, como educação, enchente e trânsito.

 

Na mesma pesquisa, o Datafolha perguntou aos entrevistados em qual área Gilberto Kassab (PSD) está se saindo melhor. Metade não soube apontar nenhuma. "É uma evidência de que a população está reprovando a gestão atual", afirma Paulino.

 

Na última quinta-feira, o prefeito fez o penúltimo balanço do seu programa de metas, instituído em 2009 para melhorar a infraestrutura da cidade e a vida dos moradores.

 

Com mais seis meses de mandato, 84 dos 223 objetivos foram concluídos, 138 estão em andamento e um deles, a transferência de verbas para o Rodoanel, não será cumprido. "Existe bastante entusiasmo pelos resultados apresentados", comemorou Kassab na ocasião.

 

A cinco dias do início da campanha, a sãopaulo mostra quais são os 11 principais problemas da cidade e apresenta soluções, apontadas por 40 especialistas entrevistados.

 

Falta de investimento e de vontade política são os motivos da permanência das mesmas reclamações por tantos anos. Sem essas duas iniciativas, nada mudará. "A trajetória não é fácil: precisa de recursos e de estrutura", diz Paulo Puccini, especialista em saúde pública.

 

Nas ruas, faltam recursos para destravar o nó da mobilidade. "Deixamos o problema acontecer e ficamos esperando uma solução mágica", afirma o professor Jaime Waisman, da Politécnica da USP.

 

A origem das falhas é antiga e revela a falta de planejamento. "Como crescemos demais e a infraestrutura não acompanhou, temos deficiência de segurança pública assim como de mobilidade", avalia o sociólogo Marcelo Batista Nery, do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

 

O que fazer para mudar? Atitude política, diz o arquiteto Jaime Lerner. "Quando você melhora a qualidade de vida da população, o custo político vale a pena."

 

Confira os principais problemas e as soluções apontadas por especialistas:

 

COLABOROU REGIANE TEIXEIRA


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Emmanuel Marcel Favre-Nicolin - 05 de Julho de 2012 às 17:46 Positivo 0 Negativo 0

Enquanto os únicos objetivos políticos permanecem os mesmo, ou seja, reeleição e enriquecimento pessoal. Vai ficar difícil. Não se faz ciclovias porque se gasta todo em asfalto. Aqui em Vitória é assim. Estão recobrindo a cidade inteira de asfalto!

Clique aqui e deixe seu comentário