Empresa paulista que tem contrato com Metrô e Supervia vai fabricar bondinhos

A empresa paulista TTrans Sistemas de Transportes S/A deve ser a responsável pelos novos 14 bondes que vão circular em Santa Teresa, no Rio

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: Christina Nascimento  |  Postado em: 04 de julho de 2012

Só o protótipo do novo bonde deve ficar pronto em

Só o protótipo deve ficar pronto em 18 meses

créditos: Reprodução

 

A abertura dos envelopes do processo de licitação ocorreu nesta terça-feira, mas, segundo o governo do estado, ainda serão analisados os recursos e documentações das empresas participantes da concorrência pública antes da divulgação oficial da escolhida.

 

Quatro empresas se inscreveram para participar da concorrência, mas apenas duas atendiam aos pré-requisitos do edital. Em 2011, a TTrans firmou contrato contrato com a Central Logística, do governo do estado, para manutenção de bondes.

 

Este ano, a companhia assinou contrato com o MetrôRio para fornecer suporte técnico, acompanhar e fiscalizar dos 19 trens comprados na China. Já a SuperVia contratou a empresa para a instalação de ar-condicionado em 30 trens ano passado.

 

Em 2005, a TTrans já havia assinado outro acordo com a Central Logística para restauração de 14 bondes — o mesmo número que agora será fabricado pela empresa paulista.

 

A finalização do processo de licitação não significa que o sistema de transportes em Santa Teresa vai voltar a operar logo. Somente o protótipo do bondinho, que terá 24 lugares, demora um ano e meio para ficar pronto. Dessa maneira, o primeiro carro só deve ser entregue ao Estado no fim de 2013. A revitalização total só será concluída em 2014.

 

Mais trechos licitados

Outros dois editais — para aquisição de trilhos adequados e para reformulação das estações Carioca e Silvestre — devem ficar prontos no próximos dias. A revitalização do sistema de bondinhos de Santa Teresa deverá incluir a circulação dos veículos sobre trilhos durante toda a madrugada.

 

A previsão é criar um circuito cultural Lapa-Santa Teresa. Ano passado, cinco pessoas pessoas morreram e 57 ficaram feridas após o bondinho descarrilar quando descia a Rua Joaquim Murtinho. Entre os mortos, estava o motorneiro.

 

Leia também:

Justiça manda suspender licitação dos novos bondes de Santa Teresa 

O sumiço do bondinho de Santa Teresa (RJ) 

Moradores de Santa Teresa não concordam troca de bondes por VLT 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário