Trânsito domina 1º debate dos candidatos de Florianópolis

Quatro dos seis candidatos à prefeitura da capital catarinense participaram na manhã desta sexta (6) do primeiro debate da campanha eleitoral

Notícias
 

Fonte: Terra  |  Autor: Fabricio Escandiuzzi  |  Postado em: 06 de julho de 2012

Candidatos a prefeitura de Florianópolis

Candidatos à prefeitura de Florianópolis

créditos: Jessé Giotti/Agência RBS

 

Mobilidade urbana, apontada como um dos principais problemas da capital catarinense, foi o tema recorrente do encontro promovido pela rádio CBN Diário e TVCOM. 

 

Durante praticamente todo o debate, realizado em quatro blocos, os candidatos mostraram qual a estratégia que deverá nortear suas campanhas: Gean Loureiro (PMDB) tratou de defender a administração Berger (Dário Berger, do PMDB) e exaltar obras da atual gestão; Angela Albino (PCdoB) discorreu sobre a parceria com o governo Dilma Rousseff, enquanto César Souza Júnior (PSD) e Elson Pereira (PSOL) ocuparam o papel de oposicionistas.

 

O momento mais tenso ocorreu no segundo bloco, quando Loureiro passou a defender obras e ressaltou que o transporte coletivo de Florianópolis seria eficiente. Ele alfinetou o adversário César Souza. "Você critica assim é porque nunca deve ter andando de ônibus", disse Loureiro. O peemedebista ainda fez uma promessa que foi amplamente utilizada na campanha de 2008 pelo prefeito Dário Berger, mas não cumprida. "Vou asfaltar todas as ruas da cidade no meu mandato", completou.

 

O candidato do PSD rebateu e destacou que Florianópolis enfrenta "muitos problemas no trânsito". "Pergunte a qualquer pessoa se o tempo que ela leva hoje para chegar ao trabalho é o mesmo que ele levava a menos de uma década. Prefeito não pode se esconder atrás de obras mal planejadas e deixar de ouvir a comunidade", afirmou Souza Júnior.

 

Tarifa zero, transporte marítimo e ciclovias
Angela Albino e Elson Pereira passaram o debate alheio a maiores polêmicas. No tema mobilidade, o candidato do PSOL ofereceu criar uma tarifa zero para o transporte coletivo e apontou os recursos que seriam usados para bancar o sistema gratuito. "Lógico que não vou fazer isso no primeiro dia do mandato, mas estudos mostram que é possível", disse Pereira. "Poderíamos usar os recursos da Zona Azul e do repasse de parte do IPVA ao município para subsidiar o transporte à população", completou.

 

Albino apostou no transporte marítimo e na criação de ciclovias como soluções para amenizar os problemas de mobilidade em Florianópolis. "Temos que pensar com um pé no hoje e outro pé no futuro. No nosso governo o transporte marítimo vai deixar de ser uma lenda urbana, como ocorre há tempos. Também queremos ciclovias integradas e não essas que não ligam nada a lugar nenhum", discorreu a Angela.

 

No último bloco, os candidatos mantiveram o tom cordial e utilizaram o espaço para agradecer familiares, integrantes de chapa e correligionários.

 

 

Leia também:

Prefeitos da Grande Florianópolis ignoram conferência que debateu mobilidade urbana 

Florianópolis terá aluguel de bicicletas públicas 

Projeto de transporte por bicicleta será apresentado em Florianópolis 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário