No Recife, grupo aplica "multa moral" a motoristas infratores

Como forma de protesto, cicloativistas mascarados saem às ruas da capital pernambucana e "notificam" veículos que desrespeitam a lei

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Anamaria Nascimento  |  Postado em: 11 de julho de 2012

O grupo Cicloação, aplica

O grupo Cicloação aplica "multas cidadãs"

créditos: Roberto Ramos/ D.A Press

 

Cansados de presenciar tantos absurdos nas ruas da capital pernambucana, um grupo decidiu sair às ruas para aplicar multas simbólicas a motoristas infratores. O Cicloação reúne mais de 100 pessoas que aplicam “multas cidadãs” aos motoristas infratores.

 

Eles percebem as irregularidades e deixam bilhetes nos vidros dos carros, lembrando ao condutor que ele não está obedecendo às leis de trânsito. “Nosso lema é 'mais amor, menos motor'. Queremos instigar as pessoas a serem cidadãs ativas e não apenas discutirem os problemas em mesas de bar”, contou um integrante do grupo, que não quis se identificar.

 

Segundo o rapaz, em três meses o grupo já conseguiu mobilizar mais de 100 pessoas a lutarem por um trânsito que pense não só no motorista, mas também nos pedestres e nos ciclistas. “Não desejamos apenas promover melhorias para os ciclistas, mas queremos tornar o trânsito mais humano e despertar a cidadania na população”, enfatizou.

 

Os ativistas se inspiraram em um movimento semelhante iniciado em São Paulo. Os textos dos panfletos colocados no para-brisas dos carros são bem-humorados e apresentam lições de moral.

 

Leia também:

VLT no Recife entra em operação a partir de sábado

Prefeitura do Recife e UPE assinam protocolo de intenções em prol da melhoria no trânsito

Pacto pela mobilidade do Recife começa a ser construído nesta semana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Manoel Araujo - 12 de Julho de 2012 às 21:14 Positivo 1 Negativo 0

Brilhante  e criativa iniciativa,  é uma forma inteligente e divertida de educar os motoristas infratores e também conscientizar e divulgar outros modais de transporte limpo e eficiente.

Clique aqui e deixe seu comentário