Ciclovia da Agamenon Magalhães é (finalmente) concluída no Recife

Após mais de seis anos de espera, ciclovia de 4 km entregue no domingo (10) cria uma importante rota ciclável para ligar as zonas Norte e Sul da capital pernambucana

Notícias
 

Fonte: JC Online/ Roberta Soares  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de dezembro de 2023

Ciclovia Agamenon Magalhães conecta as zonas norte

Ciclovia Agamenon Magalhães conecta as zonas norte e sul

créditos: Diego Nigro/PCR/Divulgação

Foi entregue neste domingo (10) a obra concluída da ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães, uma das mais importantes do Recife. O projeto representou um investimento de R$ 7,8 milhões e resultou na construção de aproximadamente 4 km de ciclovia.

 

O trecho fica entre a Rua Dr. Leopoldo, no bairro da Boa Vista, e a Av. Saturnino de Brito, no bairro do Cabanga, e conecta bairros centrais da cidade, servindo assim como alternativa segura e eficiente para o deslocamento de ciclistas e pedestres entre as regiões. A intervenção também contou com o programa de paisagismo Via Jardim, com o plantio de 150 árvores de grande porte.  

 

Esperada pela população há pelo menos seis anos, a obra da ciclovia Agamenon Magalhães foi anunciada para início das obras em março de 2022, mas só começou mesmo entre setembro e outubro, com a primeira previsão de entrega para junho de 2023.

 

Mesmo com atraso de seis meses, o equipamento é fundamental para estimular a mobilidade ativa e o uso da bicicleta como transporte. Isso porque, além de ser implantada na importante Agamenon Magalhães, a ciclovia atravessa o Complexo Viário da Joana Bezerra, que inclui o Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II), uma rota usada por muitos trabalhadores.

 

Para maior proteção do ciclista, a nova rota é totalmente segregada do tráfego de veículos nos seus quatro quilômetros. Há trechos de vulnerabilidade para o ciclista nas travessias, mas, com atenção, quem pedala consegue fazer o trajeto com segurança.

 

Vista do alto mostra paisagismo acompanhando o percurso da ciclovia Foto: Diego Nigro/PCR/Divulgação

 

Conexões

De acordo com levantamento do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), cerca de 7,5 mil pessoas circulam diariamente de bicicleta pela Agamenon Magalhães. 

 

A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, passando pelo Complexo Viário Joana Bezerra. Será unidirecional (sentido único), mas no Complexo Viário Joana Bezerra o equipamento vira bidirecional (sentido duplo).

 

Nos dois sentidos da Agamenon haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. O mesmo vale para o trecho do Complexo Viário Joana Bezerra.

 

A nova ciclovia tem 2,40 m de largura em cada sentido da Agamenon Magalhães (sendo 1,5 m de ciclovia e 0,90 cm para o pedestre), com guias de proteção entre as faixas de tráfego dos veículos e o espaço destinado às bicicletas. Nos cruzamentos, serão instalados gradis para a divisão da circulação com os pedestres.

 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi conferir de perto o novo traçado: “Temos uma nova ciclovia na Agamenon. Era uma obra muito esperada por quem pedala, seja para trabalhar, ou para lazer, porque ela garante a conexão da Zona Norte com a Zona Sul. São duas malhas cicloviárias muito grandes e essa é a principal conexão. Essa via é a que mais passa carro, moto e ônibus na cidade e faltava um espaço seguro para as pessoas passarem de bicicleta. Essa obra está entregue, funcionando de ponta a ponta, aproximadamente R$ 7 milhões investidos. O importante é saber que agora temos mais um equipamento bem feito que vai trazer segurança para quem anda de bicicleta", destacou.  

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

 

Leia também:
Recife inaugura ciclofaixa e mais uma área de trânsito calmo
Recife amplia infraestrutura para mobilidade ativa
Ação no Recife põe motoristas de ônibus no lugar de ciclistas
Recife lança manual com desenho de "ruas para pessoas"
Nova ciclofaixa no Recife conecta três zonas da cidade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário