Recife amplia infraestrutura para mobilidade ativa

Iniciativas anunciadas pela Prefeitura Municipal começaram a ser implementadas no dia Dia Mundial Sem Carro

Notícias
 

Fonte: CTTU Recife  |  Autor: Mobilize Brasil/CTTU Recife  |  Postado em: 25 de setembro de 2023

Recife ganha infraestrutura para mobilidade ativa

Nova ciclovia em implantação na Padre Lemos

créditos: Samuel Caetano/CTTU


No último dia 22, Dia Mundial Sem Carro, a prefeitura do Recife iniciou a implantação da Ciclofaixa Padre Lemos, no bairro de Casa Amarela. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI) e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). Segundo prospecto da Prefeitura, a intervenção deverá ser concluída até o final de outubro, conectando a nova estrutura à Ciclofaixa Binário de Casa Amarela, totalizando uma rede de 183 km de vias cicláveis, dos quais 176,5 km totalmente interligados.


Além das melhorias para o uso da bicicleta no município, o projeto anunciado pela prefeitura prevê uma readequação do sistema viário em áreas de grande concentração de pedestres, que passarão a adotar o limite de 30 km/h para o trânsito de veículos motorizados. Para tanto, estão previstas adequações no entorno da Praça do Trabalho, por exemplo, que vão do alargamento de calçadas e estreitamento das faixas de rolamento até a ampliação das faixas de pedestres. Ao todo, serão 20 novas faixas de pedestres, apenas no entorno da praça.


De acordo com o Relatório de Segurança Viária do Recife, a política de segurança viária adotada pelo município foi responsável pela redução de 42% nos sinistros de trânsito entre 2017 e 2021. Outras medidas que vem sendo adotadas pelo poder público municipal, visando a mobilidade ativa na capital pernambucana foram a implementação de sistemas de iluminação por led em mais de 106 mil pontos da cidade e a previsão de plantio de 1.200 árvores até o final deste ano.

 

Aplicação de pintura para nova ciclovia Foto: Samuel Caetano/CTTU



E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Todo dia pode ser um "dia sem carro"
Saiba a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
Itaipu fecha parceria para construção de ciclovia de 4,4km em Maringá (PR)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário