Recife inaugura ciclofaixa e mais uma área de trânsito calmo

Nova ciclofaixa de 1,5 km de extensão, assim como o espaço de urbanismo tático - que privilegia a segurança dos pedestres - estão localizados na zona norte da capital

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de outubro de 2023

Nova área de trânsito calmo na Praça do Trabalho,

Nova área de trânsito calmo na Praça do Trabalho, no Recife

créditos: Josenildo Gomes/PCR

Na última quinta-feira (19), a Prefeitura do Recife fez a entrega de uma nova área de trânsito calmo, além de uma ciclofaixa de 1,5 km, ambas na zona norte da capital. A intervenção de urbanismo tático - que utiliza sinalização horizontal para ampliar o espaço e aumentar a segurança dos pedestres - ocupa o entorno da Praça do Trabalho; já a ciclofaixa fica na rua Padre Lemos, as duas intervenções no bairro de Casa Amarela.

 

Ao todo, são 23 novas faixas de pedestres, apenas no entorno da Praça do Trabalho e mais 680 m² dedicados aos pedestres. 

 

O tratamento diferenciado para pedestres no entorno da Praça do Trabalho estabelece a adequação da velocidade dos veículos a no máximo 30 km/h, limite recomendado pelas Nações Unidas para locais com grande número de pessoas a pé. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI).

 

Já a nova ciclofaixa faz conexão com outras vias para bicicleta, e integra-se assim à rede cicloviária do Recife, estimada atualmente em 176,5 km de extensão. 

 

Ciclofaixa na rua Padre Lemos deve beneficiar 300 ciclistas, calcula a CTTU. Foto: Josenildo Gomes/PCR

 

Segurança viária

“Aumentar espaços de pedestres e ciclistas é uma atitude essencial para a transformação do entorno urbano para estabelecer a prioridade para as pessoas. Então, a construção da nossa malha cicloviária, que tem sido ampliada de maneira mais intensa desde 2013, além de desafiador e um posicionamento em prol de uma cidade que investe em abarcar, com segurança, todas as pessoas”, diz a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.  

 

Conforme a Prefeitura, as áreas de trânsito calmo foram capazes de reduzir em até 91% o índice de sinistros de trânsito com vítimas, como é o caso da Rua José de Alencar, na Ilha do Leite. Na Rua do Hospício, próximo à Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, a redução foi de 50%. Já no Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40%. Ao todo, já são mais de 500 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, avalia a CTTU. 

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Novos abrigos de ônibus e comercialização das calçadas
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito
Recife amplia infraestrutura para mobilidade ativa
Recife lança manual com desenho de "ruas para pessoas"
No Bairro do Recife, cinco vias fecharão para carros aos domingos

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário