No Bairro do Recife, cinco vias fecharão para carros aos domingos

Proposta da Prefeitura é dar mais espaço e mais segurança aos pedestres e turistas, e desse modo incentivar a mobilidade ativa nessa área do Recife Antigo

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 14 de outubro de 2022

Carros não circularão na Alfredo Lisboa, junto ao

Carros não circularão na Alfredo Lisboa, junto ao Marco Zero

créditos: Viaje24h

A partir deste domingo, e sempre nesse dia, o pedestre vai ganhar espaço e mais segurança para poder caminhar e compartilhar as ruas do Bairro do Recife, principal reduto turístico da capital pernambucana. 

 

Isso será possível porque a Prefeitura, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), decidiu fechar cinco ruas ao tráfego e estacionamento de veículos nessa região. A prioridade passará a ser a quem deseja se locomover a pé e de bicicleta para aproveitar as atrações do Recife Antigo. O esquema valerá para todos os domingos, no período entre 0h e 18h.

 

As vias nas quais a população terá plenitude de uso são as seguintes: rua do Bom Jesus (entre a avenida Barbosa Lima e rua do Observatório), rua Domingos José Martins (entre a avenida Barbosa Lima e a rua Barão Rodrigues Mendes), rua da Guia (entre a avenida Barbosa Lima e a rua Barão Rodrigues Mendes), avenida Alfredo Lisboa (do Marco Zero até as imediações da Torre Malakoff) e toda a extensão da rua Barão Rodrigues Mendes. 

 

Segundo a Prefeitura, a iniciativa pretende ampliar o espaço para pedestres em um dos mais emblemáticos pontos turísticos e históricos do Recife. 

 

Como vai funcionar

O trabalho será conduzido pela Secretaria Executiva de Controle Urbano, em parceria com a CTTU, Guarda Municipal e o programa Recentro. Os bloqueios serão instalados pela Autarquia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU) a cada domingo, quando agentes e orientadores de trânsito estarão nos locais para auxiliar o trânsito e visam deixar dentro do perímetro das cinco vias apenas os comerciantes autorizados e a tradicional Feirinha do Bom Jesus, estimulando ainda mais a mobilidade ativa no local. A circulação de veículos segue permitida apenas na rua do Apolo e avenida Barbosa Lima. 

 

Em anos anteriores, outras três vias já tinham sido 'pedestrianizadas' no Bairro do Recife: a avenida Rio Branco, rua da Moeda e rua do Bom Jesus. Outra iniciativa de mobilidade para pessoas é a adoção, desde 2019, de 44 espaços com áreas de trânsito calmo na cidade (urbanismo tático). 

 

Leia também:
Escolas ganham nova rua de trânsito calmo no Recife
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito
A mais bela rua do Recife agora é exclusiva para pedestres
Intervenção urbana no Recife: Estudo Mobilize 2022
Mortes no trânsito do Recife caem 29% entre 2017-2020




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário