Metrô de São Paulo faz investimento para garantir acessibilidade

Até 2014, serão investidos R$ 83 milhões para permitir aos usuários com deficiência física maior autonomia no sistema metroviário

Notícias
 

Fonte: Portal do Estado de São Paulo  |  Autor: Assessoria  |  Postado em: 12 de julho de 2012

Investimentos no metrô garantem acessibilidade

créditos: Governo de São Paulo

 

Meio de transporte escolhido por milhões de usuários para locomoção todos os dias, o metrô de São Paulo também é adotado por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida para realizarem suas tarefas diárias. Pensando nas necessidades desses usuários, o Metrô de São Paulo vai investir até 2014 cerca de R$ 83 milhões exclusivamente para a acessibilidade.

 

Para garantir a mobilidade e a independência de pessoas com deficiência, as estações são equipadas com elevadores, rampas, corrimãos e escadas rolantes. Os  banheiros das estações são acessíveis e os trens possuem assentos reservados para pessoas com deficiência e um espaço separado especialmente para cadeirantes.  Para os deficientes visuais, as estações receberam pisos táteis e comunicação em braile.

Metrô de São Paulo investe em acessibilidade

Metrô de São Paulo investe em acessibilidade

créditos: Divulgação

 

Os funcionários do metrô são treinados para ajudar os usuários. Sempre que uma pessoa com deficiência chega à estação, os funcionários se apresentam e, quando necessário, a acompanham até o trem. Enquanto a pessoa viaja, os funcionários entram em contato com a estação em que ele vai descer e informam o trem e o vagão em que o usuário se encontra. Assim, quando ele chega à plataforma, outro funcionário já está aguardando para conduzí-lo até a catraca.

 

O advogado Daniel Monteiro é deficiente visual e não dispensa o metrô em seu cotidiano. “Uso o metrô todos os dias. Quando eu aluguei uma casa, aluguei só porque tinha metrô perto”, afirma.  Para a cadeirante Michele Balderama, o metrô é um meio de transporte essencial, que a leva para o trabalho e para a faculdade. Ela comenta que se sente à vontade ao utilizar o sistema metroviário. “Optei pelo metrô porque acho muito mais rápido e mais prático. Atende todas as minhas necessidades”, afirma a jovem.

 

 

Leia também:

Expansão do metrô de São Paulo prevê nove miniestações 

Prefeitura de São Paulo entregou apenas 67% das ciclovias prometidas 

De bicicleta, uma outra São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário