Ciclofaixas e binário prometem melhorar trânsito na zona norte do Recife

Mudanças que começam a valer neste sábado (28) prometem dar mais fluidez às estradas do Encanamento e Arraial

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 25 de julho de 2012

O projeto inclui ciclofaixas para dar mais fluidez

Projeto de binário inclui ciclofaixas

créditos: Ana Claudia Dolores

O Recife vai ganhar mais 4,3 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) resolveu incluir ciclofaixas no projeto de implantação do binário das estradas do Arraial e Encanamento, em Casa Amarela, na Zona Norte, que começa a valer a partir deste sábado (28).

 

Com as mudanças, o trânsito deverá ganhar mais fluidez nas estradas do Encanamento e Arraial. A criação de um binário entre as duas vias deverá beneficiar a mobilidade nos bairros de Casa Amarela, Casa Forte, Parnamirim, Tamarineira e Monteiro. O binário vai complementar o que já existe entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa.

 

Por conta do binário, serão feitas alterações em vias secundárias do entorno. Os giros à esquerda serão proibidos, assim como o da Estrada das Ubaias, que dá acesso à Estrada do Encanamento. Algumas linhas de ônibus regulares e duas do transporte complementar municipal mudarão de itinerários. 

 

As ciclofaixas que integram as mudanças na área terão 1,7 metro de largura e serão sinalizadas por pintura no asfalto e por tachões que vão demarcar seus limites. Além das estradas do Arraial e do Encanamento, haverá interligação com as ruas Padre Roma e Sebastião Alves e com um trecho da Estrada das Ubaias.

 

A CTTU ainda vai realizar ações educativas para os motoristas durante os 15 primeiros dias da implantação do binário e deverá multar, posteriormente, aqueles que invadirem o espaço dos ciclistas. 

 

O projeto da ciclofaixa, apresentado pela Pastoral da Saúde do Nordeste, previa a criação de ciclofrescas, que são faixas exclusivas para bicicletas permeadas por árvores que fariam sombra, dentro de um conceito mais amplo de comunidade sustentável.

 

Leia também:

Prefeitura do Recife faz passeio teste com Veículo Leve sobre Trilhos 

No Recife, grupo aplica "multa moral" a motoristas infratores 

VLT no Recife entra em operação a partir de sábado 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário