Em São Paulo, oficina gratuita ensina a consertar a própria bicicleta

Para os ciclistas que querem aprender a consertar sua própria bicicleta, a opção é participar da oficina gratuita Mão na Roda

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Patrícia Britto  |  Postado em: 06 de agosto de 2012

Voluntários da oficina Mão na Roda

Voluntários da oficina Mão na Roda

créditos: Divulgação

 

Inspirada no modelo "faça você mesmo", a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) organiza o evento, onde os participantes aprendem a trocar pneu, remendar câmara de ar, trocar pastilha de freio, entre outros reparos. A oficina acontece toda quinta-feira, a partir das 19h, na rua Medeiros de Albuquerque n º 55, na Vila Madalena (região oeste).

 

"A ideia não é deixar a bicicleta lá para a manutenção. Nosso foco é desenvolver a autonomia do ciclista, para que, quando furar o pneu no meio da rua, ele não tenha que ir até uma bicicletaria", diz Jéssica Martineli, 30, diretora da associação.

 

O encontro semanal também funciona como um momento de convivência e troca de experiências entre ciclistas, onde os mais novos no meio buscam orientação e tiram dúvidas diversas sobre pedalar na cidade.

 

Não necessariamente é preciso ter uma "magrela" para participar do encontro. "Tem muita gente que vai só bater um papo, mesmo se a bicicleta não estiver com problema", diz a diretora.

 

O projeto funciona com a colaboração de cerca de dez ciclistas experientes que atuam como mecânicos voluntários e recebe doações de ferramentas e peças de reposição.

 

Oficina Mão na Roda. Todas as quintas-feiras, das 19h às 22h30, no subsolo do Espaço Contraponto. Rua Medeiros de Albuquerque, 55, Vila Madalena (região oeste).


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário