No Chile, técnicos debatem sistema de BRT para a América Latina

Workshop em Santiago reuniu especialistas de vários países para troca de experiências sobre como oferecer um transporte coletivo de qualidade

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Fagner Glinski  |  Postado em: 07 de agosto de 2012

Luis Gutiérrez, Diretor Estratégico para América L

Luis Gutiérrez, diretor da rede Embarq

créditos: Divulgação

 

Mais de 40 especialistas, operadores e acadêmicos de 12 cidades e seis países participaram do I Workshop SIBRT de Qualidade de Serviço e Satisfação dos Usuários.

Organizado pela Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT), com o apoio da Transantiago, do Centro de Excelência ALC BRT e da Rede EMBARQ, o workshop contou com exaustivas discussões sobre como oferecer serviços de transporte coletivo com qualidade e satisfazer os usuários.


O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de julho, em Santiago, Chile, durante a Conferência de Sistemas Avançados de Transporte Público, CASPT12.

 

Este intercâmbio de experiências é parte de um amplo e sistemático trabalho de benchmarking realizado pela SIBRT, inspirado na experiência precursora do Centro de Estratégia de Tecnologia Ferroviária (The Railway Technology Strategy Centre – RTSC), do Imperial College de Londres.

O trabalho é resultado de uma agenda de cooperação com o Centro de Excelência ALC BRT, o qual vem apoiando e dando consistência cientifica ao benchmarking da Associação.

 

“Precisamos destacar a contribuição visionária do professor Juan Carlos Muñoz, que lidera o Centro de Excelência, e o magnífico trabalho dos pesquisadores da PUC do Chile, assim como, a orientação metodológica do professor Luis Antonio Lindau, presidente da Embarq Brasil. Graças a estas participações, conseguimos abrir este espaço de intercâmbio e cooperação entre os distintos atores com responsabilidades em qualidade de serviço do transporte público”, afirmou Luis Gutiérrez, diretor estratégico para América Latina da Rede Embarq e secretário geral da SIBRT.

 

Três temas principais - gestão da opinião dos usuários, indicadores de rendimento e mecanismos contratuais - fizeram parte das discussões travadas pelas agências que compõem a SIBRT e dinâmicas de grupo.  O workshop permitiu aos técnicos das agências conhecer o ponto de vista de operadores privados vindos da Colômbia e México. Além disso, contaram com a opinião de fornecedores da indústria.

 

 

Luis Antonio Lindau, da EMBARQ Brasil.

 

Os trabalhos foram conduzidos por André Jacobsen, especialista em benchmarking da SIBRT. Na sessão de encerramento, fornecedores de tecnologia e software para planejamento, informação e gestão do transporte público apresentaram seus produtos ao público formado por gestores, operadores, consultores e especialistas. E o SIBRT discutiu os desafios da modernização do transporte público da América Latina e a necessidade de fomentar um trabalho conjunto, promovendo alianças estratégicas.

 

Todo o conhecimento reunido no Primeiro Workshop SIBRT de Qualidade de Serviço e Satisfação dos Usuários servirá de base para a criação de uma agenda de trabalho estratégico comum. SIBRT, o Centro de Excelência e a Rede Embarq se comprometeram a desenvolver estudos e guias de melhores práticas. Esses guias servirão para que todos os atores dos sistemas de transporte público das cidades latino-americanas tenham a oportunidade de melhorar suas capacidades, colaborando com a implementação de serviços com melhores padrões de qualidade.


Sobre o Centro de Excelência ALC BRT

Consorcio de cinco instituições acadêmicas e técnicas de prestígio internacional: Pontifícia Universidade Católica do Chile, Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Sydney e EMBARQ – Centro de Transporte Sustentável do WRI, incluindo sua rede de centros de transporte sustentável em diversos países.

 

O principal objetivo do Centro é desenvolver um novo marco para o planejamento, design, implementação e operação de sistemas BRT em diferentes áreas urbanas, outorgando guias claros para tomadores de decisão sobre quando e como os projetos de BRT podem efetivamente melhorar a mobilidade e resolver necessidades de acessibilidade das cidades.

Mais informações: www.brt.cl.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário