Em Vitória, 17 multas por dia por desrespeito ao pedestre

Neste ano, na capital do ES já são 2 mil multas para motoristas que param o carro sobre a calçada

Notícias
 

Fonte: Gazeta Online  |  Autor: Priscilla Thompson  |  Postado em: 22 de agosto de 2012

Carro estaciona em calçada

Carro estacionado sobre a calçada

créditos: Gabriel Lordêllo

 

Todos os dias, cerca de 17 motoristas são multados, em Vitória, por não respeitarem os pedestres. São infrações que vão desde estacionar na faixa de pedestres até deixar de dar a preferência a eles ou dirigir ameaçando a vida de quem anda a pé. A infração campeã no primeiro semestre deste ano foi estacionar na calçada, com quase 2 mil multas.

 

Ao todo, foram aplicadas 3.107 multas nesse período, o que deixa claro a falta de respeito dos motoristas, segundo o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito de Vitória, José Roque Nascimento. "Muitas vezes o condutor reclama que é multado por parar em cima da faixa quando o semáforo fecha. Acha que o agente tem que ser compreensivo, mas é ele que tem que compreender que precisa parar antes e ter atenção no trânsito".

 

Este ano, segundo ele, mais de 10 campanhas foram feitas na cidade para alertar os motoristas sobre essas e outras infrações. "Se o motorista para na calçada, mesmo que seja por cinco minutos, o pedestre tem que passar na rua, correndo o risco de ser atropelado", explica.

 

Atropelamentos

Mas, muitas vezes, o próprio pedestre é quem desrespeita a lei e erra, por exemplo, ao atravessar fora da faixa ou quando o sinal está verde para os veículos. Segundo o Batalhão de Trânsito, 297 pessoas foram atropeladas na Grande Vitória entre janeiro e maio deste ano. Situações que deixaram 11 mortos e 338 feridos. 

 

O número é pouco menor que o ano passado e, para o tenente Andre Luis Santos Miranda, chefe do setor de ocorrências do Batalhão, representa uma melhora. "Mesmo com o aumento da frota de veículos e de pessoas circulando, conseguimos praticamente manter os números. Ainda não é o que queremos, mas estamos no caminho", diz.

 

O bancário Adilson de Souza Ribeiro, 53 anos, toma todos os cuidados na hora de atravessar a rua. "Espero o carro parar totalmente, porque muitos não respeitam a gente", conta com o neto João Pedro, de 3 anos, no colo.

 

As multas aplicadas em Vitória (1º semestre de 2012)

Estacionar na calçada - 1.872
Parar veículo sobre faixa de pedestre na mudança de sinal - 239
Parar no cruzamento prejudicando a travessia de pedestres - 237
Parar sobre faixa de pedestre - 206
Deixar de dar preferência a pedestre na faixa a ele destinada - 194
Estacionar sobre faixa de pedestre - 186
Transitar em calçada - 110
Estacionar no cruzamento impedindo a circulação de pedestre - 20
Deixar de dar preferência a pedestre que não concluiu a travessia - 6
Dirigir ameaçando pedestre - 6

 

Atropelamentos

No ano passado, foram registrados 846 atropelamentos na Grande Vitória, com 27 mortes

De janeiro a maio deste ano foram 297 atropelamentos, sendo 11 com registro de 
vítimas fatais

Em 2011, foram 354 atropelamentos, mas o número de mortes se manteve

O município com o maior número de atropelamentos, neste ano, foi Vitória, com 95 casos e 3 mortes

Fonte: Guarda de Trânsito de Vitória e Batalhão de Trânsito

 

Respeito à faixa de pedestres

Para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), o comportamento dos motoristas está mudando. A coordenadora de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran, Flávia de Melo dos Santos, cita que, em alguns bairros da Grande Vitória, o respeito à faixa de pedestres melhorou nos últimos anos.

 

"Percebemos um avanço nesse sentido nos bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, em Vitória; Praia da Costa, em Vila Velha; e Laranjeiras, na Serra. O condutor está tendo mais consciência de que existem outros agentes envolvidos no trânsito além dele", diz.

 

Flávia explica, ainda, que o órgão está investindo em campanhas e projetos de educação para o trânsito. Este ano, 10 municípios capixabas receberam 160 mil livros didáticos para alunos e mais 14 mil para professores de escolas públicas, para que a educação para o trânsito seja trabalhada em sala de aula. O projeto Juntos na Escola pretende distribuir materiais e treinar professores em todas os municípios até 2014. "Além disso, realizamos palestras em empresas públicas e privadas em que também abordamos este assunto", cita.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário