Prefeitos do Litoral do Paraná devem priorizar bicicleta

O relevo plano e a tradição da bicicleta como meio de transporte fazem das ciclovias a principal obra do Litoral do Paraná

Notícias
 

Fonte: Correio do Litoral  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 27 de agosto de 2012

Bicicleta em Morretes

Bicicleta em Morretes

créditos: Juscelino Frey Fideles

 

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral do Paraná desenvolveu um Estudo intitulado Ciclovia-Incremento na Mobilidade, que integra os EBDMs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal) elaborados por cerca de 85 entidades de classe de todo o Paraná em parceria com o Crea-PR.

 

O objetivo do trabalho realizado pela entidade é atender a demanda de trabalhadores e possibilitar o deslocamento para o local de serviço e retorno ao lar com segurança, reduzindo vítimas de acidentes no trânsito; além de oferecer um novo espaço para a prática esportiva e a consequente redução na emissão de CO na atmosfera. 

 

“Como a localidade possui geografia plana, aliada à tradição de seus trabalhadores por este meio de transporte, existe a facilidade do seu uso pela população. Por isso devemos incentivar a prática que traz benefícios não somente à saúde como à mobilidade urbana”, explica o engenheiro e inspetor do Crea-PR de Paranaguá, Acyr Correia Junior, um dos gestores do Estudo. “A ideia é oferecer um local correto e sinalizado para o percurso de bicicletas, o que deverá reduzir o quadro atual de acidentes”, diz, acrescentando que entre as próximas ações está previsto um projeto de orientação no trânsito de bicicletas nas escolas de primeiro e segundo grau, em conjunto com o Departamento de Trânsito da Polícia Militar.

 

Agenda Parlamentar

O desenvolvimento Estudo intitulado Ciclovia-Incremento na Mobilidade faz parte da Agenda Parlamentar, programa realizado pelo CREA-PR em parceria com as entidades de classe do Estado e que utiliza o conhecimento técnico dos profissionais paranaenses das áreas tecnológicas para colaborar com a gestão pública.

 

A proposta para 2012 consiste na formulação dos EBDMs-Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, com visão complexa e direcionada ao desenvolvimento do Paraná como um todo. “Foram selecionados 36 municípios ao todo, um trabalho que envolve cerca de dois mil profissionais, 85 entidades de classe e diversos parceiros. 

 

Estas propostas serão entregues aos gestores públicos municipais, lideranças partidárias, candidatos a prefeito e vereador e demais lideranças municipais”, explica o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. “Neste ano eleitoral, aproveitaremos para entregar aos novos representantes da sociedade propostas com foco no desenvolvimento das cidades, para serem incluídas nos planos de governo dos partidos políticos e futuramente incorporadas aos PPA´s - Planos Plurianuais dos municípios”, acrescenta.

 

Fonte: Crea/PR

 

Leia também:

ONU: Curitiba dá o exemplo e Rio tem melhor avaliação em mobilidade urbana na AL 

Candidatos criticam administração de Curitiba 

Por que Curitiba deu certo? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário