Propostas para melhorar a mobilidade urbana em Porto Alegre

Com o constante aumento da frota de veículos privados nos centros urbanos e, consequentemente, dos congestionamentos, que medidas podem ser adotadas para mitigá-lo?

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Guillermo Petzhold  |  Postado em: 28 de agosto de 2012

Acesse o votocomovamos.com.br

Acesse o votocomovamos.com.br

créditos: Divulgação

 

Por estarmos em ano eleitoral, diversas ações para solucionar este problema estão sendo faladas pelos postulantes a cargos públicos. Contudo, você sabe o que os candidatos da sua cidade estão propondo para isso?

 

A fim de reunir essas ideias em apenas um lugar, o grupo Porto Alegre Como Vamos lançou um ousado projeto: o Voto Como Vamos, o qual tem por objetivo aproximar a relação eleitor-candidato. Nele você pode buscar as propostas e candidatos das próximas eleições de maneira simples, didática e rápida. “Acreditamos que dessa forma podemos contribuir para uma forma mais transparente de fazer campanha política em Porto Alegre”, explica um dos integrantes no vídeo de apresentação do projeto.

 

Lançada no início de agosto, a plataforma já conta com algumas propostas cadastradas, as quais estão divididas em nove categorias. Uma delas mobilidade urbana. Confira, abaixo, as propostas dos candidatos para solucionar essa questão cada vez mais grave nas cidades:

 

Ampliação do trajeto do Aeromóvel até a Restinga e o Belém Novo com o intuito de qualificar a mobilidade da população da Zona Sul a qual, entre 2007 e 2012, aumentou em mais de 200 mil pessoas.

 

  • Ciclovias nos bairros e decks nos transportes coletivos

O intuito do projeto é facilitar a locomoção na cidade, através da criação de ciclovias nos bairros. A instalação de espaços para as bicicletas dentro dos ônibus visa possibilitar que ciclistas também utilizem este modal e, dessa forma, realizem viagens mais longas.

 

 

 

Investir em ciclovias e transporte coletivo de qualidade são caminhos para melhorar mobilidade.

 

  • Lei de incentivo à carona

Criação de incentivos para que a população comece a otimizar os espaços ociosos em seus veículos e, dessa forma, diminua o número de automóveis nas ruas e, consequentemente, as emissões de gases prejudiciais à saúde.

A cidade de Medellín já conta com medidas semelhantes, com o projeto “Comparte Tu Carro”.

 

  • Linhas circulares nos bairros

Visa desafogar as linhas bairro-centro, através da criação de linhas circulares. O objetivo disso é facilitar o deslocamento das pessoas dentro de uma região sem que as mesmas tenham que utilizar um ônibus que vá até a região central.

 

  • Novas linhas transversais e ampliação do sistema de táxi lotação

Visa atender a demandas crescentes de deslocamento na cidade, através da criação de novas linhas transversais. Por exemplo: a linha T12, ligando Belém Novo, no Extremo Sul, à Fiergs, na Zona Norte e das linhas de táxi lotação Restinga e Belém Novo.

 

  • Paradas de ônibus informatizadas

Implantação de paradas de ônibus informatizadas, nas quais se possa visualizar o tempo de espera para o próximo ônibus. Que tal este modelo parisiense?

 

  • Programa trânsito do bem

Pacote de soluções inteligentes e medidas imediatas de reengenharia de tráfego para melhorar o trânsito na cidade. Como, por exemplo: a operação mão-única, a qual estabelece mão única em algumas vias estratégicas em horários de pico; o programa sinal verde, que visa reduzir o número de sinaleiras em vias expressas com semáforos inteligentes; e o estacionamento fácil, construção de estacionamentos subterrâneos para evitar veículos parados nos dois lados da via.

 

Mas será que a criação de novas vagas para estacionamento não atrairia mais carros?


Catamarã Guaíba-Porto Alegre (Foto:CatSul).


  • Projeto anel viário

Ligação entre a Zona Norte de Porto Alegre e a Zona Leste, complementando o trajeto do Metrô. A 4º perimetral iniciará próxima a FIERGS e se estenderá até a Lomba do Pinheiro. Nesse trajeto, está prevista a implantação de um dos seguintes modais: Aeromóvel, BRT ou VLT, que completarão o anel viário.

 

  • Projeto bela cidade

A cidade precisa estar adequada às pessoas e não o contrário. Deve-se incentivar a recuperação das calçadas para o trânsito dos pedestres. Outra coisa a ser feita, é a implementação de ciclovias e ciclofaixas que não estejam localizadas nas calçadas.

 

  • Transporte de barco – Zona Sul/Centro

Visa desafogar o trânsito da zona sul ao ampliar as possibilidades de transporte público da população local ao centro, através da utilização do Guaíba.

O modelo é inspirado no sucesso da travessia Porto Alegre/Guaíba que foi retomado em 2011.

 

E você, o que pensa sobre estes projetos?

Não esquece de acessar o votocomovamos.com.br para descobrir propostas relacionadas a outros tópicos!

 

Leia também:

Trabalho de voluntários que ajudam ciclistas a pedalar com segurança é testado em Porto Alegre 

Porto Alegre: debate sobre obras de mobilidade para Copa 

Contratos de mobilidade urbana são assinados em Porto Alegre nesta quinta


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário