Vendas de veículos devem crescer 8,05%

Setor eleva projeções para 2012 após bater recorde em agosto. No mês, 405 mil carros foram emplacados

Notícias
 

Fonte: Band / Metro  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 05 de setembro de 2012

Fenabrave continua otimista com projeções de venda

Fenabrave continua otimista com projeções de vendas

créditos: Silva Junior/ Folhapress

 

Com a recuperação nas vendas de veículos e o recorde de emplacamentos batido no mês de agosto, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) elevou a sua projeção de crescimento no comércio de automóveis e comerciais leves em 2012 para 8,05%. A previsão anterior, do início de julho, indicava uma queda de 0,4%. 

 

Com a ameaça do fim do o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros novos, as vendas de automóveis e comerciais leves bateram recorde, com 405.518 emplacamentos em agosto, uma alta de 15,4% sobre julho.



O benefício fiscal para o setor automotivo terminaria em 31 de agosto, mas o governo anunciou a sua prorrogação, no dia 29, por mais dois meses. 

 

Apesar da queda do preço dos carros novos, o consumidor deve ficar atento às condições de pagamento oferecidas pelas concessionárias. Pesquisa da Jato com 10 estabelecimentos mostra que financiar o veículo está mais difícil hoje. Além de oferecer uma entrada de no mínimo 30%, o prazo para pagar o financiamento caiu de 60 meses, em 2009, para 36 e 48 meses. 

 

Outro fator que pode encarecer a compra do carro novo é a depreciação dos usados com o corte de IPI. Houve uma desvalorização de 10% a 15% nos seminovos. “O corte de IPI favorece quem tem dinheiro em caixa. Para o consumidor que pretende trocar o carro e precisa de financiamento, pode não compensar”, diz Rodolfo Salomon, gerente da Jato.

 

Leia também:

Renault projeta carro que produz mais energia do que consome 

Lei de pedágio urbano é considerada urgente em SP 

Organizações sociais querem transporte público grátis no Dia Mundial Sem Carro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário