Aluguel de bicicletas começa no dia 22 de setembro em Porto Alegre

Data escolhida é alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro. No primeiro momento, serão 50 bicicletas em cinco estações

Notícias
 

Fonte: G1 RS  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 13 de setembro de 2012

Porto Alegre terá serviço de aluguel de bicicletas

Porto Alegre terá serviço de aluguel de bicicletas

créditos: Caetanno Freitas/G1

 

O aluguel de bicicletas já tem uma data definida para iniciar em Porto Alegre. No próximo dia 22 de setembro, data alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro, o serviço começará a funcionar na capital gaúcha. Inicialmente serão 50 bicicletas em cinco estações (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores). Todos estes pontos estarão integrados com o serviço de transporte público da capital, como metrô, ônibus, lotação e catamarã. O valor do passe mensal será R$ 10 e o diário R$ 5.

 

O sistema se chamará BikePoa e será administrado pela empresa Serttel, com acompanhamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

 

“O sistema permite que as bicicletas sejam utilizadas durante todo o dia, tanto no modo mensal como diário. Uma mesma bicicleta pode ser usada por uma hora, com pausas de 15 minutos para substituição. O objetivo é incentivar a rotatividade do serviço”, diz Peter Cabral, diretor da Serttel.

 

O cadastramento para a utilização do serviço começa na próxima quinta-feira (20), através do site www.movesamba.com/bikepoa. As pessoas que moram fora de Porto Alegre também poderão alugar as bikes. O pagamento deverá ser realizado por cartão de crédito e o desbloqueio das bicicletas será feito pelo celular, informando a estação, ou por aplicativo para smartphones, no sistema Android e IPhone (que serão disponibilizados a partir de quinta-feira).

 

Futuramente, o sistema Bike Poa terá 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, pólos de atratividade, além de estações de transporte público. Este mesmo modelo funciona em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Leia também:

Inicia-se processo de licitação do metrô de Porto Alegre 

Aluguel de bicicletas em Porto Alegre deve começar no Dia Mundial Sem Carro 

EPTC apresenta plano para ciclovia na Cidade Baixa, em Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário