Ribeirão Preto (SP) pode parar, alertam urbanistas

Especialistas alertam que viadutos e novas avenidas privilegiam automóvel em detrimento de modos coletivos e alternativos de transporte

Notícias
 

Fonte: A Cidade  |  Autor: José Manuel Lourenço  |  Postado em: 15 de outubro de 2012

Congestionamento: E quando formos um milhão de hab

E quando formos um milhão de habitantes?

créditos: Matheus Urenha / A Cidade

 

A mobilidade urbana é o principal desafio de Ribeirão Preto nas próximas décadas, segundo especialistas ouvidos pelo A Cidade.

 

Dentro de vinte anos, segundo o Conselho Municipal de Urbanismo, o município deverá contar com 1,1 milhão de habitantes, 80% a mais do que hoje. Em cinco décadas, todo o perímetro urbano deverá estar ocupado, de acordo com projeções da secretaria de Planejamento.

 

Por isso, para urbanistas como Vera Migliorini, Augusto Valeri e Fernando Freire, é vital definir hoje como o ribeirão-pretano vai andar amanhã por essa metrópole.

 

E, na opinião deles, isso significa ampliar o conceito de mobilidade, priorizando o transporte coletivo, fortalecer meios não- motorizados, com ciclovias, criação de pequenos trajetos para serem percorridos a pé. Mas, acima de tudo, é preciso restringir o uso do automóvel. E, para eles, isso só será possível com um transporte público de qualidade, otimização dos espaços públicos, com a população mais perto de equipamentos e serviços públicos e a interligação entre às várias formas de transporte.

 

Cidades como Curitiba e Porto Alegre são exemplos a serem seguidos, principalmente por causa da integração dos meios de transporte de massas, com o uso de corredores exclusivos para ônibus e semáforos inteligentes.

 

Para o urbanista Fernando Freire, importa mudar mentalidades. "Não adianta trazer ônibus novos se o modelo continua não priorizando o pedestre. talvez os gestores públicos tenham de começar a mudar o modo como vêem a questão da mobilidade e percebendo a sua relação direta com a qualidade de vida da população."

 

Viadutos

O problema é que a visão das sucessivas administrações ainda está longe disso. "A Cidade publicou uma matéria há um mês sobre projetos que a Prefeitura enviou ao governo federal, dentro do PAC da Mobilidade Urbana.

 

Nenhum deles resolve o problema", afirmou o urbanista Augusto Valeri, que foi gerente de Integração de Política de Mobilidade do Ministério das Cidades.

 

O projeto, de R$ 268 milhões, prevê a realização de diversas obras viárias, inclusive viadutos nas avenidas Maurílio Biaggi, João Fiúsa e Leão Treze.

 

"Ribeirão Preto não precisa disso. O custo de um viaduto é maior do que fazer 100% de um plano cicloviário", completou Augusto Valeri.

 

Leia também:

Ciclofaixa vai ligar centro de São Paulo ao parque do Ibirapuera 

Cidades imóveis 

Para população, novo prefeito de SP deve investir mais em mobilidade urbana do que em cultura 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário