Em Porto Alegre, avenida Ipiranga ganha novo trecho de ciclovia

Os ciclistas terão um novo espaço para seus deslocamentos em Porto Alegre

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre  |  Autor: Cláudio Furtado  |  Postado em: 26 de novembro de 2012

Ipiranga está com 1,8 quilômetro de ciclovia da Be

Ipiranga está com 1,8 quilômetro de ciclovia

créditos: Thalles Campos/Divulgação PMPA

 

Neste sábado (24) foi liberado à população o trecho de 1,4 quilômetro da ciclovia da avenida Ipiranga, entre a Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio) e a Érico Veríssimo. Com esse trecho, são 1,8 quilômetro de ciclovia na Ipiranga, da Beira Rio até a Azenha. O prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, estiveram presentes na abertura do novo trecho na esquina da Ipiranga com Borges de Medeiros.

 

O novo trecho, parceria entre a prefeitura e o Praia de Belas Shopping, tem piso de asfalto, coloração vermelha, com semáforos exclusivos para ciclistas nos cruzamentos da  Ipiranga com Érico Veríssimo, Getúlio Vargas e Praia de Belas. Nos demais cruzamentos valerá a sinalização do semáforo veicular.

 

Para maior segurança dos ciclistas, a EPTC proibiu conversões da Ipiranga para a Borges de Medeiros, centro - bairro, e da Ipiranga para a Múcio Teixeira, no mesmo sentido.

 

Vanderlei Cappellari afirma que este novo trecho representa um ganho de qualidade na circulação da cidade. “Estamos avançando na construção de espaços para o deslocamento de ciclistas em Porto Alegre. Já temos mais de 11 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas implantadas. É importante lembrar, também, que completamos dois meses de implantação do projeto BikePoa, com 17 mil viagens realizadas, 13 mil cadastrados no sistema, dez estações, 100 bicicletas para uso, um verdadeiro sucesso. Vamos avançar ainda mais em ações de incentivo ao uso de bicicleta”, avalia Cappellari.

 

Ciclovias 

Com os 1,8 quilômetros da Ipiranga, Porto Alegre tem 11,4 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, nos seguintes locais:

Ciclovia da Restinga

4,6 quilômetros de extensão. Custo da obra foi de 1,1 milhão financiados pelo município. 

São 3 quilômetros na avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzirão até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1 quilômetro na Nilo Wulff, entre a avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

 

Ciclovia da Diário de Notícias

Ao longo da  Diário de Notícias, entre Wenceslau Escobar e Chuí, com 2,1 quilômetros de extensão. Obra concluída. Construída como contrapartida, pelo Barra Shopping.

 

Ciclovia de Ipanema

Inicia na Coronel Marcos com Déa Cofal, segue pela Déa Cofal e avenida Guaíba até a avenida  Osvaldo Cruz, com1,2 quilômetro de extensão. Foi revitalizada em 2012.

 

Ciclofaixa da Icaraí

1,7 quilômetro, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-Centro, localizada ao lado direito da pista, junto ao meio-fio e sinalizada com tachões.

 

Próximas Ciclovias

Ipiranga, 9,4 quilômetros, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho (contrapartida Zaffari e Praia de Belas). Trecho inicialmente concluído (cerca de 414m), entre a Érico Verissimo e Azenha), com agora mais 1,4 quilômetro da Beira-Rio até a Érico Veríssimo.

 

Aeroporto-Sertório (integrada na Dona Alzira), previsão de 12 quilômetros (investimento público); ciclovia circundando a área do aeroporto pelas avenidas dos Estados, Severo Dullius, rua Dona Alzira e Sertório (iniciando na estação de metrô Farrapos, segue pela Sertório, Assis Brasil e termina na Francisco Silveira Bittencourt).

 

Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra para a Copa do Mundo, que inclui uma ciclovia de 6,35 quilômetro, haverá integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 quilômetro a ser implantado) e Diário de Notícias (2,1 quilômetros existentes), resultando em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas. 

 

Voluntários da Pátria – obra de duplicação da via, com recursos do PAC da Copa, contará com ciclovia de 3,5 quilômetros, entre a rua da Conceição e av. Sertório. 

 

Loureiro da Silva – 1,2 quilômetro de extensão, interligando a José do Patrocínio e Vasco Alves.

 

José do Patrocínio – 880 metros de extensão, ligando as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires.

 

Corredores de ônibus e vias fechadas para lazer

Aos domingos são fechados os corredores de ônibus e as seguintes vias, para lazer e uso da bicicleta: Terceira Perimetral, Cascatinha e Beira Rio.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário