Consórcio do trem-bala garantirá 3 viagens RJ-SP por hora, diz ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai exigir do consórcio do trem-bala a frequência mínima de três trens por hora para o serviço expresso entre RJ e SP

Notícias
 

Fonte: Valor Online  |  Autor: André Borges  |  Postado em: 11 de dezembro de 2012

Modelo de trem bala

Modelo de trem bala

créditos: Divulgação

 

Segundo a agência, o serviço deverá operar entre essas duas estações, sem paradas em estações intermediárias, nos horários de pico da manhã (das 06h às 09hs) e da noite (das 17h às 20h).

 

As informações constam de material coletado durante a etapa de audiências públicas do projeto.

 

Essa frequência mínima, de acordo com a regra que fará parte do edital previsto para ser divulgado hoje pela ANTT, deverá ser realizada em todo o período da concessão, independentemente da demanda a ser atendida.

 

O edital do trem-bala está previsto para ser publicado hoje pela ANTT.

 

Outorga

O pagamento de outorga ao concessionário que assumir o trem de alta velocidade terá início a partir do momento em que um dos trechos do projeto entrar em operação.

 

Havia dúvidas se a companhia responsável pelo empreendimento só começaria a receber quando todo trajeto estivesse pronto, o que está previsto para ocorrer até junho de 2019. A ANTT garantiu, porém, que o consórcio terá receita com a operação parcial de trechos, o que está previsto para ocorrer a partir de 2016, conforma cronograma do governo.

 

Receitas

A ANTT também decidiu que a União terá direito à apropriação de 9% do total da receita corrente líquida que for gerada com receitas extraordinárias do trem de alta velocidade. A definição constará do edital do projeto, previsto para ser divulgado hoje pela agência.

 

As empresas interessadas no empreendimento pediram à ANTT, durante a etapa de consulta pública, para que pudessem participar, ao lado da agência, da elaboração do modelo de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A ANTT, no entanto, definiu que tal será de exclusividade sua, conforme os interesses públicos envolvidos no caso.

 

Leia também:

EPL garante estação do trem-bala em Aparecida (SP) 

Uso de estação do trem-bala pode gerar R$ 10 bi 

Na Espanha, Dilma vai negociar trem-bala 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário