Mais mobilidade (e felicidade) em 2013

Um balanço do que o Mobilize Brasil fez em 2012 e alguns indicadores do que virá em 2013. Por enquanto, vamos às Festas!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 22 de dezembro de 2012

Mais mobilidade (e felicidade) em 2013

Feliz Natal e Excelente 2013!

créditos: Caroline Pires / Mobilize Brasil

 

Concluímos o ano de 2012 com muitas conquistas (veja nosso relatório), graças especialmente ao apoio de leitores e colaboradores em todo o país com suas dicas, informações, relatórios e também críticas, que nos ajudam a encontrar a direção correta em nosso trabalho cotidiano.

 

Com pouco mais de um ano de vida (nosso primeiro aniversário foi completado em 21 de setembro) o portal Mobilize Brasil conseguiu ganhar o respeito de especialistas, autoridades, jornalistas e também de outras organizações que militam pela mobilidade urbana sustentável no Brasil e em outros países.

 

Alguns números: já publicamos mais de 3.300 notícias, cerca de 140 galerias de fotos, 30 estatísticas, 70 estudos, além de mapas, artigos técnicos e vídeos sobre projetos, obras, ideias e políticas públicas na área de mobilidade e para a melhoria da convivência entre pedestres, bicicletas e automóveis no ambiente urbano.

 

Após o Estudo Mobilize e o Fórum Mobilize, ambos em 2011, dedicamos 2012 à campanha Calçadas do Brasil. Por que calçadas? Simplesmente porque o caminhar é a forma mais simples e natural - portanto sustentável - de transporte. 

 

O levantamento atingiu praticamente todo o território nacional e avaliou mais de 200 locais, entre capitais e cidades de médio porte. Os resultados conseguiram ampla repercussão na imprensa nacional e sensibilizaram prefeituras a pelo menos iniciarem ações para atacar esse problema. 

 

Agora, a bola estará com os novos prefeitos, que também foram alvo de uma série de reportagens nacionais do Mobilize sobre suas propostas de mobilidade urbana. Estaremos de olho neles.

 

Por fim, uma pequena lembrança para reflexão: há 50 anos, quando se pensava na vida futura, em 2010 ou 2020, a imagem recorrente era de um cotidiano asséptico e veloz, quase sempre com mágicos automóveis voadores, e sistemas de transporte coletivo rápidos, silenciosos, circulando a vários metros do solo. Não é irônico que em 2012 tenhamos que discutir melhorias para calçadas, bicicletas e trens –   invenções simples e geniais dos séculos 18 e 19?

 

Com essa nos despedimos de 2012 e deixamos nossos votos de Boas Festas e muitas felicidades em 2013. Afinal, mobilizar-se pela VIDA só depende de você!

 

Equipe do Mobilize Brasil

 

PS.: Voltaremos em janeiro de 2013


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Erealdo Fagundes Couto - 23 de Dezembro de 2012 às 14:29 Positivo 0 Negativo 0

Senhores entramos na hora da verdade, portanto iremos mudar constantemente nos próximos meses.  Nossos pensamentos deverão ter conteúdos novos.  Passado já não existe, sejamos mais criativos. O mundo mudou e também nós seremos obrigado a mudar.

Clique aqui e deixe seu comentário