Metrô de São Paulo planeja acesso dentro de Congonhas

O saguão do aeroporto de Congonhas (zona sul) poderá ter um acesso direito à futura estação Congonhas da Linha 17 - Ouro do Metrô.

Notícias
 

 |  Autor: Destak  |  Postado em: 05 de agosto de 2011

Linha 17 - Ouro

Linha 17 - Ouro

créditos: Destak

A ideia da ligação foi apresentada pela Infraero (estatal que administra os aeroportos no país) à Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), segundo a Folha de S.Paulo.


O acesso dentro do aeroporto até a futura estação Congonhas poderá ser feito por um túnel ou uma espécie de viaduto.


O acesso pelo saguão depende porém da intenção de tombamento de partes do aeroporto. Inaugurado em 1936, o terminal tem valor urbanístico por ser o primeiro grande aeroporto urbano de São Paulo. Além disso, mescla art déco com moderna e possui painéis de artistas como Di Cavalcanti.


Algumas áreas, tais como a utilizada anteriormente pela Aeronáutica na asa norte do terminal, antigo hangar da Vasp e saguão, são de interesse da Infraero. Isso porque a estatal planeja obras de ampliação no local.


Se o conselho tomar essas áreas, as obras serão dificultadas, assim como a instalação do acesso.


18 km de extensão


A Linha 17 - Ouro teve o contrato de implantação assinado no mês passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A previsão é de que ela tenha 18 quilômetros de extensão e 18 estações. Com custo previsto de R$ 3,1 bilhões, deve atender cerca de 250 mil pessoas por dia. e a intenção do governo é que ela comece a operar a partir de 2015.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário