Em São Paulo, proteção a pedestre tem jornada curta

Desrespeito ao farol vermelho começa assim que os orientadores de travessia da CET deixam o local

Notícias
 

Fonte: Diário de S. Paulo  |  Autor: Fabio Pagotto  |  Postado em: 20 de fevereiro de 2013

Orientadores agem em faixas que já são respeitadas

Orientadores agem em faixas que já são respeitadas

créditos: preferenciaavida.com.br

 

O Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, na Zona Sul, é um dos 22 pontos-alvo do reforço do Programa de Proteção ao Pedestre da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Assim que os orientadores deixaram o local, às 13h30, começaram os abusos de motoristas e pedestres no local.

 

As pessoas a pé praticamente não respeitam o sinal vermelho para travessia de pedestres na Avenida Padre José Maria. Sequer os policiais militares obedeciam ao farol, diante da própria base.

 

“Tempo é dinheiro e o farol demora muito para abrir. O jeito é atravessar no meio dos carros mesmo”, falou o comerciante Severino Gomes Barbosa, de 49 anos, flagrado pelo DIÁRIO atravessando a Avenida Padre José Maria correndo na frente de um ônibus.

 

“É muito arriscado, eu sei, mas a pressa e o medo de perder o emprego são ainda maiores”, justifica a vendedora Patrícia Prado, também abordada após cruzar a via enquanto o semáforo estava aberto para os automóveis.

 

Rodízio

A CET não divulga dados de atropelamentos por via, mas anunciou, na sexta-feira, a contratação de mais 200  orientadores de travessia, que vão se somar aos 800 já contratados. Eles começaram a atuar nesta segunda-feira em esquema de rodízio em 22 pontos da cidade.

 

Nesta semana, o efetivo estará concentrado na Avenida Cupecê e no Largo 13 de Maio, na Avenida Ragueb Chohfi  com Rua Assunção e na Avenida Jacu-Pêssego, no Largo de São Mateus, na Avenida Sapopemba (Largo do Grimaldi), na Avenida São Miguel com a Rua Severina Leopoldina e no Mercado Municipal.

 

Orientador recebe bolsa para ensinar pedestre

O orientador de travessia da CET recebe bolsa-auxílio de R$ 711 e é treinado para ensinar aos pedestres a maneira mais segura de cruzar as vias. Para isso, conta com material de apoio.

 

CET divulgará balanço de atropelamentos em maio

Segundo a CET, o balanço de atropelamentos em São Paulo no ano de 2012 deverá ser concluído apenas em maio. Em 2011, 1.365 pessoas morreram atropeladas em São Paulo, diz a CET.

 

Leia também:

Metrô de São Paulo mostra Niemeyer a turistas 

Espaço une bar, bicicletas e coletivos de mobilidade urbana em São Paulo 

Corredores de ônibus e ciclovias dividirão espaço em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário