O Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, na Zona Sul, é um dos 22 pontos-alvo do reforço do Programa de Proteção ao Pedestre da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Assim que os orientadores deixaram o local, às 13h30, começaram os abusos de motoristas e pedestres no local.
As pessoas a pé praticamente não respeitam o sinal vermelho para travessia de pedestres na Avenida Padre José Maria. Sequer os policiais militares obedeciam ao farol, diante da própria base.
“Tempo é dinheiro e o farol demora muito para abrir. O jeito é atravessar no meio dos carros mesmo”, falou o comerciante Severino Gomes Barbosa, de 49 anos, flagrado pelo DIÁRIO atravessando a Avenida Padre José Maria correndo na frente de um ônibus.
“É muito arriscado, eu sei, mas a pressa e o medo de perder o emprego são ainda maiores”, justifica a vendedora Patrícia Prado, também abordada após cruzar a via enquanto o semáforo estava aberto para os automóveis.
Rodízio
A CET não divulga dados de atropelamentos por via, mas anunciou, na sexta-feira, a contratação de mais 200 orientadores de travessia, que vão se somar aos 800 já contratados. Eles começaram a atuar nesta segunda-feira em esquema de rodízio em 22 pontos da cidade.
Nesta semana, o efetivo estará concentrado na Avenida Cupecê e no Largo 13 de Maio, na Avenida Ragueb Chohfi com Rua Assunção e na Avenida Jacu-Pêssego, no Largo de São Mateus, na Avenida Sapopemba (Largo do Grimaldi), na Avenida São Miguel com a Rua Severina Leopoldina e no Mercado Municipal.
Orientador recebe bolsa para ensinar pedestre
O orientador de travessia da CET recebe bolsa-auxílio de R$ 711 e é treinado para ensinar aos pedestres a maneira mais segura de cruzar as vias. Para isso, conta com material de apoio.
CET divulgará balanço de atropelamentos em maio
Segundo a CET, o balanço de atropelamentos em São Paulo no ano de 2012 deverá ser concluído apenas em maio. Em 2011, 1.365 pessoas morreram atropeladas em São Paulo, diz a CET.
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