Reunidos nesta quarta-feira (27) em Brasília, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, consolidaram a parceria entre Prefeitura e Governo Federal para viabilizar o início das obras da primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade fluminense. O financiamento federal garante R$ 450 milhões para a execução do projeto.
Aprovado no Novo PAC Seleções, o projeto do VLT de Niterói prevê uma linha de cerca de 5 km e 10 estações, fazendo a ligação entre os bairros da zona norte - Barreto, Engenhoca, Santana e São Lourenço - e o Centro. Segundo a prefeitura, a implantação do VLT permitirá uma reestruturação urbana, novos trajetos para pedestres e a redução do tráfego de veículos, promovendo mais eficiência e qualidade de vida na região.
Com o financiamento autorizado, as etapas seguintes incluem, informam os gestores, a contratação, o detalhamento e o início das obras do sistema.
“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte de Niterói e para os trabalhadores da região. Ao mesmo tempo, vamos ter uma estação de integração e reduzir a quantidade de ônibus que vem de cidades vizinhas e entram em Niterói. A idéia é que moradores de outras cidades como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também utilizem o VLT para chegar ao Centro de Niterói (...)”, detalhou o prefeito Rodrigo Neves.
Leia também:
Prefeito do Rio reafirma seu projeto de trocar BRT por VLT
Dois VLTs começam a sair do papel no Nordeste
VLT de Salvador terá mesmo espaços para marisqueiras
VLT em Campina Grande (PB): dado o primeiro passo
Quer apoiar o Mobilize Brasil?
