Dois VLTs começam a sair do papel no Nordeste

Notícias promissoras nesta quinta (3): de Fortaleza, saiu o consórcio que fará o ramal Aeroporto-Castelão do VLT; de Arapiraca (AL), ministro dará início à obra do VLT

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de julho de 2025

VLT (diesel) em Fortaleza, na estação Mucuripe

VLT (diesel) em Fortaleza, na estação Mucuripe

créditos: Governo da Bahia

A promessa, não cumprida ou sempre adiada, da implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), tem sido prática comum de governos de várias cidades brasileiras nos últimos anos. Nesta quinta-feira (3), no entanto, a imprensa trouxe do Nordeste duas notícias promissoras, que recuperam parte do tempo perdido... 

 

De Fortaleza (CE), o Diário do Oficial do Estado publicou o nome do consórcio que se responsabilizará pela construção do ramal do VLT ligando o Aeroporto ao estádio Castelão. De Arapiraca (AL), foi anunciada a visita do Ministro dos Transportes, Renan Filho, na próxima segunda (7), para marcar o início das obras do VLT na cidade do Agreste, a segunda maior de Alagoas, com população de 243 mil habitantes. 

 

O trecho de 5,1 km do VLT na capital do Ceará é uma promessa da Copa 2014. Obra orçada em R$ 180 milhões, sua execução ficará a cargo do Consórcio VLT Aerocastelão, das empresas Vipetro Construções e Montagens Industriais, Construtora Gaspar e MPE Engenharia. O ramal terá duas estações, CEU e Castelão. O trajeto combina trechos elevados e a nível ao longo das avenidas Carlos Jereissati e Alberto Craveiro, e passará pelos bairros Aldeota, Montese, Mucuripe, Papicu e Parangaba.   

 

Já na próxima segunda-feira (7), estpa prevista a ida do ministro Renan Filho a Arapiraca para anunciar o início da implantação do VLT da cidade, de 13 km de extensão, ligando a estação João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no bairro Bom Sucesso. O sistema atenderá sete bairros ao longo do trajeto. Do total do percurso, 9 km utilizarão os trilhos recuperados de uma ferrovia desativada, enquanto os outros 4 km deverão ser construídos.

 

O projeto de um transporte que utilize os trilhos da antiga ferrovia há décadas é um desejo acalentado pelos moradores, e chegou a ser anunciado, mas abandonado em seguida em 2010. Agora o projeto foi atualizado, e para a sua execução foi selada uma parceria entre o Ministério dos Transportes, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca.


E na Bahia...

Ainda sobre as obras de mobilidade atualmente em curso no Nordeste, vale citar a maior delas, a do VLT de Salvador, na região do Subúrbio Ferroviário, com investimentos de mais de R$ 3,6 bilhões. Projeto do governo da Bahia, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o sistema terá 36,4 km de extensão, 34 paradas, e a previsão de entrega do primeiro trecho (Calçada - Ilha de São João) é o primeiro semestre de 2026. As composições, adquirids pelo governo baiano, estão sendo recuperadas do projeto não realizado do VLT de Cuiabá. E a previsão é que os testes nos trilhos comecem no início de 2026. 

 

Leia também:
VLT de Salvador terá mesmo espaços para marisqueiras
VLT em Campina Grande (PB): dado o primeiro passo
Um VLT para São Paulo, entre a Barra Funda e o Mandaqui
Governo paulista anuncia novos projetos de trens e VLTs

 

Quer apoiar o Mobilize Brasil? 

 



Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário