Chinesa e inglesa interessadas em metrôs do Ceará

Linhas do Metrofor e VLTs do Cariri e Sobral devem passar à iniciativa privada até fim de 2018, estima o governo do CE em reunião que aprovou o processo de concessão

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Beatriz Cavalcante  |  Postado em: 24 de novembro de 2017

Em Fortaleza, metrô e VLT vão para a iniciativa pr

Em Fortaleza, metrô e VLT vão para a iniciativa privada

créditos: Governo do CE

A chinesa CRRC, indústria de equipamentos e que fornece sistemas de transporte, está interessada na Linha Leste e Oeste do Metrô de Fortaleza. Já a inglesa PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa de auditoria interna, manifestou interesse em participar do edital de estudo de projetos destinados à operação e manutenção das linhas Sul do metrô e VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, além da linha do VLT do Cariri e de Sobral.

Ontem (23), o Conselho Gestor de Parceria Público-Privada (CGPPP) do governo do estado aprovou a publicação do aviso de manifestação de interesse dos estudos e projetos para as linhas que a PwC está interessada. 

Segundo o secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) abrirá consulta pública eletrônica sobre o assunto na próxima semana. Ele prevê um ano para que sejam concedidos à iniciativa privada as linhas Sul e VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, e linha VLT do Cariri e de Sobral.

Isto porque, depois do edital para o estudo, é que será realizada licitação para operação e manutenção dos equipamentos. O Sindiônibus já mostrou interesse neste edital. A empresa que ganhar o segundo certame receberá o sistema completo. No caso das linhas Leste e Oeste, o interesse da CRRC decorre do fato de que haverá fornecimento de equipamentos e sistemas, expertise da empresa.

Sobre a publicação do edital para estudo das quatro linhas Sul e VLT de Fortaleza e das linhas Cariri e Sobral, haverá primeiro evento de apresentação do projeto; em seguida, consulta pública para colher sugestões sobre o certame; fechamento do edital; e publicação do chamamento.

Leia também:
VLT de Fortaleza inicia operação com passageiros
VLT de Fortaleza é grafitado pela dupla de artistas OsGemeos
'Tatuzões' de R$ 138 mi das obras do metrô de Fortaleza estão abandonados
Nova estação do Metrô de Fortaleza será aberta na segunda-feira (15)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário