No Rio de Janeiro, passageiros sofrem com poucos ônibus no Metrô

Longas filas se formaram nas estações fechadas de Ipanema e espera chegou a 25 minutos. Concessionária promete aumentar o número de coletivos para reduzir o caos

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: Fernanda Alves  |  Postado em: 05 de março de 2013

Na General Osório, em Ipanema, fila para o ônibus

Na General Osório, em Ipanema, fila para o ônibus

créditos: Alessandro Costa / Agência O Dia

 

Depois do calvário, a promessa. Diante das reclamações de passageiros por conta das longas filas no primeiro dia útil com as estações General Osório e Cantagalo fechadas, a concessionária prometeu aumentar o número de ônibus do Metrô na Superfície.

 

Dos 24 desta segunda-feira, serão 29 operando nesta terça, no itinerário para a Gávea e na linha municipal para a Barra da Tijuca — ambas passam pelas estações fechadas para as obras da linha 4. Quem chegou de manhã na Siqueira Campos, em Copacabana, sofreu debaixo de sol forte para pegar o ônibus, já que o tempo de espera foi de 25 minutos.

 

“Já saí hoje mais cedo de casa e estou com medo de como os ônibus estarão na volta. Vou pensar em outra opção de transporte para o Centro nesses 10 meses”, previu a servidora pública Vanessa Tuleski, 40.

 

Morador do bairro, o advogado Keno Ladeira, 60, não entende a demora da obra. “Se já sabiam que iam expandir para outros pontos, deviam ter deixado parte pronta para não criar agora esse transtorno”, avaliou.

 

A estação Cantagalo deverá voltar a operar em 10 dias, mas a General Osório só em janeiro. O governo do estado vai tentar adiantar as obras para que em dezembro estejam finalizadas e não crie transtornos para o Revéillon. Ao todo, 45 mil pessoas usam as duas estações por dia.

 

Os usuários também reclamaram da superlotação nos coletivos. “Eu me senti uma sardinha em lata. Não está dando vazão”, reclamou a fisioterapeuta Francisca Maria Duarte, de 68 anos.

 

A Metrô Rio disponibilizou nesta segunda-feira de manhã coletivos para fazerem apenas o percurso General Osório-Siqueira Campos, serviço que não estava no planejamento apresentado quinta-feira passada.

 

A concessionária disse que a necessidade de dividir os percursos, criando uma linha de ônibus para Ipanema e outra para a Gávea, ainda está em estudos e que poderá disponibilizar mais coletivos.

 

Saída da Rua Sá Ferreira é esquecida e usuário fica a pé

Quem iria para o acesso pela rua Sá Ferreira da estação General Osório precisa agora de uma caminhada para chegar ao seu destino final. Os coletivos do Metrô da Superfície param em dois pontos novos, um na Praça General Osório e outro na Barata Ribeiro, na esquina com a Rua Xavier da Silveira, mas nenhum é perto da saída fechada.

 

Nesta segunda-feira, quem tentou ir para a localidade pegando ônibus na Siqueira Campos passou aperto. “Já estou atrasado e acabei de descobrir que o ônibus não vai passar onde eu quero ir, vou ter que pagar outra condução. A empresa deveria achar um jeito de não prejudicar nosso bolso”, reclamou o comerciário Luiz Gonzaga dos Santos, 26.

 

O técnico de enfermagem Cleber Alves da Silva também ficou indignado. “Um absurdo esquecerem dos passageiros que vão para a Sá Ferreira”, reclamou.

 

Leia também:

Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014 

O Bonde de Santa Teresa volta em 2014 

Mobilidade urbana para deficientes físicos é tema de projetos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário