Avenida em Cuiabá passa por estudo arqueológico para implantar VLT

Pesquisa é feita para conhecimento do solo, antes que obras comecem. Material está sendo coletado e encaminhado para análise

Notícias
 

Fonte: G1 MT  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 11 de abril de 2013

Veículo Leve sobre Trilhos está em processo de imp

Veículo Leve sobre Trilhos está em processo de implantação

créditos: Edson Rodrigues/Secopa-MT

 

Uma análise arqueológica está sendo realizada na região da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), em Cuiabá. A região está sendo preparada para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), esta análise é importante para que se conheça melhor o solo antes que as obras sejam iniciadas. Uma equipe do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formada por arqueólogos e engenheiros ambientais, está desde março realizando uma pesquisa ao longo da via.

 

Durante as sondagens, estão sendo realizadas perfurações e os materiais são coletados e encaminhados para análise. O projeto faz parte do programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, que é executado pelo consórcio VLT com o objetivo de resgatar e resguardar exemplares histórico.

 

“Uma obra começa de fato quando os primeiros trabalhos são realizados. A intervenção no trânsito só será feita quando não existir mais nenhuma possibilidade de se trabalhar sem que se ofereça risco à população. A partir de então interferimos nas vias”, explicou o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar de Araújo.

 

Após a sondagem arqueológica, os serviços para as obras terão início com remoção de interferências e realocação das redes de telecomunicação e água para posteriormente avançar com as atividades relacionadas à via permanente. As pistas próximas ao canteiro central serão bloqueadas nos dois sentidos para implantação do canteiro de obras. Inicialmente, não haverá necessidade de implantação de rota alternativa, apenas a redução das vias.

 

A Secopa informou que quando houver necessidade de se intervir nos cruzamentos, essas obras serão executadas à noite ou em momentos de fluxo reduzido, como nos finais de semana. O mesmo será feito com os calçamentos e a pavimentação.

 

Obra do VLT em Cuiabá (Foto: Edson Rodrigues/Secopa-MT)Avenida Tenente Coronel Duarte é uma das vias que receberá os trilhos do VLT em Cuiabá
(Foto: Edson Rodrigues/Secopa-MT)

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário