Câmara de Salvador discute projeto Cidade Bicicleta

Proposta prevê a construção de 217 km de vias para bikes na capital da Bahia até 2014

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 29 de abril de 2013

Cicloativista participa do debate na Câmara de Sal

Cicloativista participa do debate na Câmara de Salvador

créditos: Divulgação

 

Cicloativistas, políticos e autoridades baianas participaram de sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador para discutir o projeto Cidade Bicicleta (leia mais), proposta da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). No encontro também foram debatidas as ações cicloviárias da Prefeitura Municipal de Salvador e as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014.

 

A sessão, que durou quase cinco horas, contou com a presença dos vereadores, deputados, autoridades e representantes de grupos que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

 

O Secretario Estadual da Copa na Bahia, Ney Campello, reconhece o desafio do projeto e sua obrigação em contribuir para uma melhor mobilidade urbana. Além disso, acredita que este seja um trabalho das secretarias estaduais e municipais. 

 

“Precisamos unir forças, respeitar os ciclistas e as ciclofaixas, e adotar este novo modal, porque além da mobilidade urbana, também movimentamos a sustentabilidade e sociabilidade de nossa cidade. É fundamental ter um pacto de cidadania, afinal, os motoristas precisam respeitar os ciclistas, que por sua vez respeitarão os pedestres. A cidade está acordando para isso, e nós estamos no caminho certo”, disse Campello.

 

Cidade Bicicleta

O projeto, criado pelo arquiteto Itamar Kalil, conta com o apoio dos vereadores soteropolitanos, Everaldo Augusto e Gilmar Santiago, e de órgãos estaduais e municipais. 

 

Com um orçamento de R$ 40 milhões, o projeto Cidade Bicicleta tem como proposta dotar a cidade de Salvador com uma malha de 217 km de ciclovias e ciclofaixas. 

 

O projeto, que está em curso, já teve licitações para os projetos executivos, divididos em cinco etapas, com trechos nos seguintes locais: Itaipava Arena Fonte Nova, Centro Antigo, Centro-Orla, Orla e Itapagipe. 

 

A previsão é que as obras comecem nos próximos meses, e que a primeira etapa do projeto, que envolve a construção no entorno da Itaipava Arena Fonte Nova e do Centro Antigo, seja entregue até a Copa de 2014.



Conheça o projeto
Cidade Bicicleta 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário