BH terá mais 114 km de ciclovias, diz Prefeitura

Com várias pistas para bike planejadas ou em obra, governo da capital mineira anuncia pequeno trecho concluído até julho, logo após o recapeamento do asfalto

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Fonte: EM.com.br  |  Autor: Paula Sarapu  |  Postado em: 14 de maio de 2013

Obra na ciclovia na Avenida Otacílio Negrão de Lim

Ciclovia na Av. Otacílio Negrão de Lima em obras

créditos: Alexandre Guzanche

 

A capital mineira tem 114 km de projetos executivos de vias para bicicleta já elaborados, informa a Prefeitura.

 

Segundo o governo, a Avenida Olegário Maciel, na Regional Centro-Sul, receberá uma ciclovia, com tachões na pista para separar a área exclusiva. Na Avenida Otacílio Negrão de Lima foi feito recapeamento para completar a ciclovia da orla da Pampulha. E até julho, serão instalados mais 7,5 km, diz o gestor.

 

Mas os projetos em outras avenidas da região – como na Atlântica, Tancredo Neves e Heráclito Mourão – estão parados. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) anuncia que, assim que terminar recapeamento do asfalto, a BHTrans começará a construir mais ciclovias na cidade.

 

Ciclovia na Pampulha

Orçada em R$ 1,2 milhão, a obra no entorno da lagoa da Pampulha começou na quarta-feira (8). Segundo o supervisor do projeto Pedala BH, Mauro Luís Cardoso, esse trecho não pôde ser feito no mesmo nível que a calçada, como os 11,5 km já existentes, e uma parte da pista será separada aos ciclistas, a exemplo da Rua Professor Moraes. A pista de rolamento da Otacílio Negrão de Lima ficará com duas faixas para veículos, com 3,3 metros cada, e a ciclovia terá pista de 2,5 metros.


“A ciclovia bidirecional será feita de forma segregada na via. Mas a pavimentação ali estava muito deteriorada e por isso tivemos de esperar o recapeamento asfáltico para fazer um serviço de qualidade, ou correríamos risco de perder recursos”, explicou Mauro Luís, lembrando que o novo trecho ganhará sinalização vertical e horizontal, além de pintura.

 

Já na Avenida Fleming, entre a Otacílio Negrão de Lima e a Rua Sena Madureira, o trecho de pouco mais de um quilômetro, orçado R$ 150 mil, foi concluído. A ciclovia vai ligar o Bairro Ouro Preto e adjacências até o entorno do principal cartão postal de BH, mais precisamente perto da Igreja de São Francisco de Assis. Segundo o supervisor do Pedala BH, foi preciso conciliar parte da ciclovia no asfalto e parte no canteiro central, que foi alargado para facilitar o acesso de pedestres também. 

 

Para a Olegário Maciel, o projeto será semelhante ao da João Pinheiro, junto ao canteiro central, com a pista separada por tachões. A diferença será a cor. A ciclofaixa não será pintada de verde, para economizar. Mauro Luís informou que o asfalto será mantido e a cor vermelha ficará somente nas interseções, indicando ponto de alerta para ciclistas e motoristas. 

 

Rota ligada ao Bulevar Arrudas
Ainda em 2013, há previsão de se instalar uma faixa para ciclistas na Avenida Barbacena, aproveitando a execução da obra na Olegário Maciel. Com isso, a rota estará ligada ao Bulevar Arrudas. Nas avenidas Santos Dumont e Paraná, no Centro, os projetos dos corredores de ônibus do BRT (da sigla em inglês para Bus Rapid Transit) já contam com ciclovias. No primeiro caso, segundo a BHTrans, o espaço já foi separado e estará posicionado nas calçadas laterais. 

 

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Comentários

ILDEUALVESP@YAHOO.COM.BR - 06 de Julho de 2013 às 16:39 Positivo 0 Negativo 0

TARTARUGA NA ORLA NAO !!!!! TARTARUGA SÓ NA LAGOA

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